30 Out 2015

Vencedores da 4.ª edição do Concurso Todos Contam divulgados no Dia da Formação Financeira

Os projetos vencedores da 4.ª edição do Concurso Todos Contam foram hoje anunciados durante a conferência do Dia da Formação Financeira, que decorreu em Faro, no Teatro Municipal.

O Júri atribuiu os cinco prémios previstos no Regulamento do Concurso, um para a educação pré-escolar, um para cada um dos três ciclos do ensino básico e um para o ensino secundário, aos projetos apresentados pelas seguintes escolas:

  • Educação pré-escolar: Jardim-Escola João de Deus (Leiria);
  • 1.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas de Pombal - Escola Básica do 1º CEB Conde Castelo Melhor (Pombal);
  • 2.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - Centro Educativo dos Olivais (Coimbra);
  • 3.º ciclo do ensino básico: Didáxis - Riba de Ave (Vila Nova de Famalicão);
  • Ensino secundário: Escola Secundária da Ribeira Grande (Região Autónoma dos Açores).

O Júri decidiu também atribuir um Prémio Especial:

  • Prémio Especial do Júri: Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira (Faro).

Dada a elevada qualidade dos projetos submetidos a concurso, o Júri decidiu ainda atribuir menções honrosas aos projetos apresentados pelas seguintes escolas:

  • Agrupamento de Escolas de Marco de Canaveses (Fornos);
  • Agrupamento de Escolas de Santa Iria de Azóia - EB 2,3 de Santa Iria de Azóia (Loures);
  • Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra (Foros de Salvaterra);
  • Colégio Oficina Divertida (Faro).

A 4.ª edição do Concurso Todos Contam teve grande adesão das escolas de todo o país, contando com a participação de escolas de praticamente todos os distritos de Portugal continental e também das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, num total de 59 candidaturas. Estas candidaturas envolveram cerca de 90 escolas e mais de 20100 alunos.

As 59 candidaturas submetidas a concurso abrangem 20 projetos para a educação pré-escolar, 29 para o 1.º ciclo do ensino básico, 23 para o 2.º ciclo do ensino básico, 30 para o 3.º ciclo do ensino básico e 25 para o ensino secundário.

A maioria dos projetos envolve mais do que um ciclo de ensino. A educação financeira é cada vez mais um projeto transversal a toda a escola. São 20 as candidaturas que incluem projetos para mais do que três ciclos de ensino e 11 as que envolvem várias escolas do mesmo agrupamento.

Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros - Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – e pelo Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional. Este concurso enquadra-se nos trabalhos do Plano Nacional de Formação Financeira e distingue os melhores projetos de formação financeira a implementar pelas escolas que ministrem a educação pré-escolar e o ensino básico e secundário.

O Júri do Concurso Todos Contam é constituído pela Dr.ª Isabel Alçada (que preside), pela Dr.ª Maria Emília Brederode Santos, pela Dr.ª Maria Amélia Cupertino de Miranda, pelo Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, Dr. José Vítor Pedroso, e pela representante da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, Dr.ª Cristina Pereira.