06 Out 2021

Sessão de lançamento do Caderno de Educação Financeira 4

No próximo dia 25 de outubro, será lançado o novo Caderno de Educação Financeira 4 na Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, no âmbito da sessão solene da Semana da Formação Financeira 2021.

Esta sessão será transmitida em direto no portal Todos Contam, permitindo aos professores e alunos acompanhar as iniciativas em tempo real.

O Caderno de Educação Financeira 4 pretende apoiar as escolas na implementação dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para o ensino secundário. Pela primeira vez, será também disponibilizado um Caderno de Apoio ao Professor, totalmente digital, com fichas de atividades e propostas de materiais para apoiar os professores na abordagem aos temas de literacia financeira em contexto de sala de aula.

O lançamento do Caderno de Educação Financeira 4 constitui uma etapa fundamental da estratégia de implementação da educação financeira nas escolas. Com este novo caderno, passam a estar disponíveis materiais didático-pedagógicos para todos os ciclos do ensino básico e secundário.

A publicação dos Cadernos de Educação Financeira resulta de uma parceria estabelecida, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), o Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação) e quatro associações do setor financeiro (APB – Associação Portuguesa de Bancos; APS – Associação Portuguesa de Seguradores; APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado).

Os Cadernos de Educação Financeira 1, 2 e 3 para os 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, respetivamente, estão disponíveis para download neste portal e no site da Direção-Geral da Educação. O novo Caderno de Educação Financeira 4 ficará também disponível para download gratuito a partir de 25 de outubro.