10 Mar 2014

Seis escolas participaram com o Plano Nacional de Formação Financeira na Global Money Week

No âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, seis escolas portuguesas participaram na Global Money Week, uma iniciativa promovida pela Child and Youth Finance International, entre os dias 10 e 17 de março de 2014, que envolveu mais de 2 milhões de crianças e jovens em 117 países.

Na região de Lisboa, jovens do Instituto de Formação Bancária visitaram a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e a Bolsa de Lisboa (Euronext), no dia 14, e tiveram oportunidade de conhecer como funcionam o mercado primário e o mercado secundário de valores mobiliários e de participar no toque de encerramento do mercado bolsista. No dia 17, alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor visitaram o Banco de Portugal e o Museu do Dinheiro e participaram num debate sobre a importância da poupança. No mesmo dia, jovens da Escola de Comércio de Lisboa e do Instituto de Educação Técnica de Seguros (INETESE) visitaram o Instituto de Seguros de Portugal, onde participaram num jogo com perguntas sobre seguros.

Na região do Porto, o Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo dinamizou diversas iniciativas com os seus alunos, incluindo visitas ao Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e um debate sobre a importância da formação financeira, onde participaram alunos de uma escola da Colômbia, por videoconferência, no dia 13. No dia 17 de março, também os alunos do Externato Padre Cruz estiveram envolvidos em atividades de sensibilização para a importância da poupança e da gestão do orçamento.

 
 

Visita do Instituto de Formação Bancária à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Bolsa de Lisboa (Euronext)

No dia 14 de março, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários recebeu a visita de 50 alunos do Instituto de Formação Bancária, que se deslocaram depois à Bolsa de Lisboa (Euronext) para assistir ao encerramento do mercado bolsista.

Os jovens foram recebidos pelo Vogal do Conselho Diretivo, Professor Doutor Carlos Alves, que explicou o papel desta entidade supervisora na proteção ao investidor. O Professor Doutor Carlos Alves sublinhou a importância da formação financeira, destacando que: “um investimento responsável exige que o investidor conheça as suas implicações e que esteja disposto a aceitá-las”.

Seguiu-se uma apresentação por parte da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Dra. Lúcia Leitão, que explicou os objetivos deste Plano e chamou a atenção dos alunos para o Portal Todos Contam.

Os alunos participaram depois numa teatralização, onde se simulou uma emissão e colocação de valores mobiliários. Nesta simulação, os alunos aprenderam, de uma forma lúdica, como funciona o mercado primário e o mercado secundário de valores mobiliários.

Seguiu-se um momento em que a representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano, Dra. São Igreja, deu a palavra aos alunos para apresentarem os trabalhos que têm vindo a desenvolver, no âmbito do projeto de formação financeira do Instituto de Formação Bancária.

Os alunos e professores deslocaram-se depois à Bolsa de Lisboa (Euronext), onde foram recebidos pelo Presidente da sociedade gestora da bolsa de valores de Lisboa, Dr. Luís Laginha de Sousa, e tiveram oportunidade de tocar o sino que anuncia o fecho do mercado, às 16h30.

A Diretora do Departamento de Desenvolvimento do Mercado Local, Dra. Isabel Ucha, fez depois uma apresentação sobre os mercados regulamentados e as sociedades cotadas. No final desta apresentação, os alunos colocaram questões sobre o funcionamento do mercado de capitais.

Visita da Escola Secundária Rainha Dona Leonor ao Banco de Portugal

No dia 17 de março, o Banco de Portugal recebeu a visita de cerca de 30 alunos da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, envolvidos num projeto de formação financeira desta escola que participou na 2.ª edição do Concurso Todos Contam.

Os alunos começaram por visitar o Museu do Dinheiro do Banco de Portugal, onde aprenderam as funções e história das notas e moedas e o papel de um banco emissor.

Participaram depois numa sessão sobre a importância da poupança, que foi iniciada pela Diretora do Departamento de Supervisão Comportamental e Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Dra. Lúcia Leitão.

Durante esta sessão, os alunos participaram numa videoconferência com representantes da Child & Youth Finance International, em Amesterdão (Holanda), que explicaram os objetivos da Global Money Week e o tema central desta iniciativa para o ano de 2014: “O que é que as crianças e os jovens querem para o seu futuro?”.

Este tema foi o ponto de partida para um debate com os alunos sobre a importância de poupar, como forma de atingir os objetivos futuros. Durante este debate, os alunos tiveram oportunidade de ver um filme sobre os objetivos da poupança e de fazer uma visita guiada ao simulador da poupança, disponível neste Portal.

Foi também debatida a importância de aplicar a poupança, as consequências/efeitos da inflação, e o papel do Banco de Portugal e do Eurosistema na manutenção da estabilidade de preços. Esta discussão foi apoiada por um filme do Banco Central Europeu sobre inflação.



Visita da Escola de Comércio de Lisboa e do INETESE ao Instituto de Seguros de Portugal

No dia 17 de março, o Instituto de Seguros de Portugal recebeu a visita de 30 alunos da Escola de Comércio de Lisboa e do Instituto de Educação Técnica de Seguros (INETESE). Os alunos participaram numa ação de sensibilização sobre o Plano Nacional de Formação Financeira, a Global Money Week e a importância da poupança.

Os jovens foram recebidos pela Vogal do Conselho Diretivo do Instituto de Seguros de Portugal, Professora Doutora Maria Nazaré Barroso, que na ocasião sublinhou a importância da formação financeira em ambiente escolar e o seu papel no desenvolvimento de comportamentos financeiros responsáveis e, por conseguinte, na formação de jovens mais preparados para enfrentar os desafios futuros. Seguiu-se uma apresentação das principais atividades dinamizadas pelo Plano Nacional de Formação Financeira, com especial enfoque nas ações promovidas em ambiente escolar e nos conteúdos didáticos constantes do Portal Todos Contam. As escolas tiveram, ainda, a oportunidade de apresentar os projetos que têm vindo a desenvolver na área da literacia financeira e que incluem a realização de ações de sensibilização, jogos e conferências.

A ação contou também com uma sessão de perguntas e respostas e com a dinamização de um jogo de natureza didática sobre seguros, através do qual foi possível debater a importância dos mesmos na constituição de uma poupança para fazer face a despesas ou situações imprevistas.



Atividades do Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo

O Agrupamento de Escolas Fontes Pereira de Melo, do Porto, realizou diversas atividades integradas na Global Money Week, onde estiveram envolvidos cerca de 400 alunos dos diversos níveis de ensino, incluindo jogos didáticos, o visionamento de filmes sobre educação financeira e visitas de estudo ao Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

No dia 13 de março, os alunos dinamizaram um debate sobre a importância da educação financeira e realizaram uma videoconferência com alunos de uma escola da Colômbia, onde foi também debatida a importância da educação financeira.

Atividades do Externato Padre Cruz

No dia 17 de março, o Externato Padre Cruz de Matosinhos realizou diversas iniciativas integradas na Global Money Week, onde estiveram envolvidos cerca de 30 alunos. Um conjunto de alunos desta instituição preparou uma apresentação para todos os alunos da escola, com o objetivo de os sensibilizar para a importância da formação financeira, particularmente para os temas da poupança e da gestão do orçamento.