31 Out 2012

Programa do Dia da Formação Financeira

O Dia da Formação Financeira é a mais recente iniciativa do Plano Nacional de Formação Financeira. Durante este dia decorrerão diversas atividades de sensibilização da população para a importância da formação financeira. Estas atividades contarão com a participação dos supervisores financeiros e das entidades parceiras do Plano. Terão lugar em Lisboa e no Porto no próximo dia 31 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Poupança.
 
O Plano Nacional de Formação Financeira é dinamizado pelo Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal e conta com a colaboração de ministérios, associações do setor financeiro, associações de consumidores, centrais sindicais e universidades.

Atividades e conferências

As atividades do Dia da Formação Financeira incluem a apresentação de projetos de formação financeira e a realização de conferências subordinadas a este tema.
 
Durante todo o dia 31 de outubro desenvolver-se-ão também diversas atividades, em Lisboa, junto ao Terreiro do Paço - no Pátio da Galé e na Sala do Risco - e, no Porto, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Museu Papel Moeda) e na Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
 
As entidades do setor público e privado divulgarão projetos de formação financeira e sensibilizarão a população para a importância da formação financeira através da realização de jogos, teatros e outras iniciativas.
Decorrerão também diversas conferências, em Lisboa e no Porto. Estas serão uma oportunidade para refletir sobre a importância da formação financeira.

Divulgação dos vencedores do Concurso Todos Contam

No dia 31 de outubro de 2012 serão divulgados os resultados do Concurso Todos Contam, uma iniciativa lançada pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência, para premiar os melhores projetos escolares na área da formação financeira, a ser implementados durante o ano letivo 2012/2013 em cada ciclo de ensino.
 
As escolas podem submeter as candidaturas dos seus projetos ao Concurso Todos Contam até ao dia 19 de outubro, devendo estes ter como objetivo sensibilizar para a importância dos conhecimentos financeiros no quotidiano, desenvolver conhecimentos e capacidades financeiras nos alunos, promover comportamentos e atitudes financeiras adequados e criar hábitos de poupança. O regulamento do Concurso está disponível no Portal Todos Contam.