17 Jul 2018

Primeira ação de formação financeira dirigida a colaboradores das autarquias do Alto Tâmega

Nos dias 10, 11 e 12 de julho teve lugar, em Chaves, uma ação de formação financeira dirigida a colaboradores das autarquias locais do Alto Tâmega, no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a CIM do Alto Tâmega, no passado dia 11 de junho.

Esta primeira iniciativa com as autarquias da CIM do Alto Tâmega dá continuidade à implementação do Protocolo de Cooperação celebrado em 2017 entre o CNSF e a CCDR-N, que visa a promoção da formação financeira na região Norte, através das autarquias locais. Recorde-se que esta parceria teve início no ano passado, com um projeto-piloto similar desenvolvido com a CIM do Tâmega e Sousa.

Na sessão de encerramento da formação, o Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, salientou a importância deste projeto: “estamos aqui a tratar de questões que são muito importantes para todas as populações: para os jovens, para os mais idosos, para as populações vulneráveis mas também para os pequenos empresários e empreendedores”. Acrescentou ainda que: “estamos a começar por zonas de maior interioridade porque achamos que aí há uma focagem maior dos problemas em determinadas populações em risco, inclusive mais envelhecidas”.

O Vice-Presidente da CIM do Alto Tâmega e Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz Ribeiro, adiantou que cabe agora às autarquias difundir os conhecimentos pelas organizações, empresas e cidadãos: “queremos que estejam mais preparados para estas novas formas de transação financeira. O passado mostrou-nos que algumas situações de iliteracia financeira podem resultar em situações indesejáveis”.

A formação teve início no dia 10 de julho com uma sessão de abertura que contou com a presença de representantes da CCDR-N, da CIM do Alto Tâmega e da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira. 

No último dia da formação, a 12 de julho, realizou-se uma sessão de encerramento com a presença do Presidente da CCDR-N, Fernando Freire de Sousa, do Vice-Presidente da CIM do Alto Tâmega e Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz Ribeiro, e da Comissão de Coordenação do Plano.

A formação teve lugar na Biblioteca Municipal de Chaves e contou com participantes das seis autarquias locais que integram a CIM do Alto Tâmega: Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

O objetivo desta ação de formação foi reforçar as competências dos colaboradores destas autarquias e disponibilizar-lhes ferramentas que lhes permitam dinamizar campanhas de sensibilização financeira dirigidas à população local, bem como esclarecer os cidadãos em temas como planear e gerir o orçamento familiar, a importância da poupança, o recurso ao crédito e os seguros. A formação foi ministrada por representantes do Banco de Portugal, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.