19 Fev 2021

PNFF é coordenador nacional da Global Money Week

A International Network on Financial Education da OCDE (OCDE/INFE), que dinamiza a Global Money Week a nível mundial, atribuiu a coordenação desta iniciativa em Portugal ao Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).

Enquanto coordenador nacional, o PNFF tem as seguintes responsabilidades:

  • Promover e divulgar a GMW junto de potenciais interessados na dinamização de atividades de formação financeira dirigidas a crianças e jovens;
  • Identificar as iniciativas que intuições públicas, privadas e sem fins lucrativos preveem realizar em Portugal na GMW e reportar essas iniciativas à OCDE/INFE;
  • Ser ponto de contacto em Portugal da OCDE/INFE para o esclarecimento de potenciais dúvidas e demais pedidos de informação;
  • Assegurar que as atividades integradas na GMW cumprem os princípios definidos para o envolvimento dos diversos parceiros, prevenindo conflitos de interesse em iniciativas que venham a ser desenvolvidas;
  • Recolher informação sobre as iniciativas desenvolvidas em Portugal e reportar essa informação à OCDE/INFE.

O coordenador nacional da GMW é também responsável por verificar o cumprimento de um conjunto de orientações que a OCDE/INFE definiu para a participação de instituições do setor privado e sem fins lucrativos na GMW. De acordo com estas orientações, as atividades desenvolvidas por estas instituições devem:

  • Estar alinhadas com a estratégia definida pelo coordenador nacional para a celebração da GMW;
  • Garantir que não há atividade comercial, nomeadamente de publicitação de produtos ou serviços financeiros;
  • Utilizar materiais didático-pedagógicos com qualidade, imparciais e objetivos;
  • Cumprir os códigos de conduta ou princípios definidos para as iniciativas de formação financeira a nível nacional. Em Portugal, estas regras estão consagradas nos Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira definidos, em 2012, pelo Plano Nacional de Formação Financeira.

No dia 16 de fevereiro, a OCDE/INFE organizou um webinar dirigido aos coordenadores nacionais dos diferentes países, em que explicitou as orientações para a participação das instituições do setor privado e sem fins lucrativos. No webinar foram também partilhadas as experiências de Portugal, Brasil, Rússia e Marrocos com a comemoração da GMW. O Plano Nacional de Formação Financeira foi representado no webinar pela Presidente da Comissão de Coordenação, Lúcia Leitão, que apresentou a experiência do Plano e dos seus parceiros na organização desta iniciativa.

As apresentações utilizadas no webinar estão disponíveis no site da Global Money Week em: https://globalmoneyweek.org/about/gmw-webinars.html (apenas disponível em inglês).

Para participar na GMW ou obter mais informações sobre esta iniciativa, deve contactar o Plano Nacional de Formação Financeira através do seguinte email: pnff@todoscontam.pt.

SOBRE A GMW

A Global Money Week (GMW) é uma campanha internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras, dinamizada anualmente na última semana de março. Ao longo das suas 8 edições, a GMW já envolveu mais de 40 milhões de crianças e jovens de 175 países e 63 mil organizações, através de 465 mil atividades.

Desde 2020, a Global Money Week é coordenada a nível mundial pela International Network on Financial Education da OCDE (OCDE/INFE), após a extinção da Child and Youth Finance International.

SOBRE A INFE

A International Network on Financial Education foi criada, em 2008, sob a égide da OCDE, para promover princípios e boas práticas de formação financeira.

A INFE funciona como plataforma de recolha de informação sobre literacia financeira, com vista à elaboração de relatórios analíticos e comparativos e ao desenvolvimento de investigação e instrumentos de política. Nesta rede participam entidades reguladoras, bancos centrais, ministérios das finanças e agências de educação financeira de países membros e não membros da OCDE.

O Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercados de Valores Mobiliários são membros da INFE.