10 Fev 2025
Plano participa na entrega dos Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2024
Os Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2024 foram entregues aos respetivos vencedores em cerimónia pública realizada no Goethe Institut Portugal, no dia 24 de janeiro.
Esta iniciativa, dinamizada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para Economia Social, tem como objetivo homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a Economia Social.
Pelo décimo primeiro ano consecutivo, este prémio tem o apoio do CNSF – Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) que atribui um curso de formação financeira ao vencedor da categoria “Trabalhos de Âmbito Escolar”.
A cerimónia contou com a participação do Secretário de Estado da Segurança Social, Jorge Campino e do Presidente da CASES, Eduardo Graça. A representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros foi assegurada pelo Diretor de Supervisão Comportamental da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e membro da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Eduardo Pereira, que entregou o prémio ao Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, na Amadora, com o projeto Biblioteca de 1 a 10.
Este ano o Prémio António Sérgio distinguiu 8 projetos vencedores e atribuiu 7 menções honrosas. Na categoria especial Personalidade da Economia Social foram reconhecidos 3 vencedores.
VENCEDORES 2024
CATEGORIA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Nesta categoria foram vencedores ex-aequo a Associação Academia do Johnson Semedo, com o projeto Oficina de Mentores da Academia do Johnson e a Associação Juvenil Transformers, com o projeto Escolas de Superpoderes.
Foram ainda atribuídas menções honrosas à Crescer, com o projeto REACH_U, e ao Conselho Português para os Refugiados, com o projeto Vitality & Engagement - Developing Communities / ComUnidade.
CATEGORIA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO
Foram vencedores, ex-aequo, Maria Raquel Gonçalves Sampaio, com o trabalho de Mestrado em Inovação e Empreendedorismo pela Nova School of Business and Economics: Exploração das ligações entre a forma jurídica e a sustentabilidade financeira das organizações híbridas: Desafios do contexto português e Cátia Alexandra Teixeira Sampaio com o trabalho de Mestrado em Gestão das Organizações do 3.º Setor pelo Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras: Avaliação da Intervenção Social em contexto de Habitação Social: a participação sócio ocupacional no processo de (re)estruturação da população em situação de vulnerabilidade social.
Foi também atribuída menção honrosa a Fábio Rafael Augusto, com a tese de doutoramento em Sociologia, Para além da alimentação: iniciativas de apoio alimentar, atores e dinâmicas.
CATEGORIA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO NA LUSOFONIA
Foram vencedores, ex-aequo, Alair Freitas, com o artigo publicado em Encontro Brasileiro de Pesquisadores do Cooperativismo: Cooperativismo e seu papel na promoção de sistemas alimentares sustentáveis em países de língua portuguesa e Eugênio Alves Soares com o trabalho de Mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto: Aspetos Jurídicos da Recuperação de Empresas por Empreendimentos de Autogestão no Contexto da Economia Social e Solidária: Experiências Portuguesa e Brasileira.
CATEGORIA TRABALHOS DE ÂMBITO ESCOLAR
Foi vencedor o Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes, da Amadora, com o projeto Biblioteca de 1 a 100.
Foi também atribuída menção honrosa à Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com o projeto Laboratório de Ideias - Programa (RE)START.
CATEGORIA DE TRABALHOS JORNALÍSTICOS
Foi vencedora Arlinda Brandão, com o trabalho jornalístico de 8 reportagens, 8 retratos de Economia Social (RTP).
Foi também atribuída menção honrosa a Raquel Albuquerque, com o trabalho 25% das pessoas com mais de 75 anos vivem (Expresso).
PERSONALIDADE DA ECONOMIA SOCIAL 2024
Prémio Honra à Carreira – Foram vencedores, ex-aequo, Artur Filipe Veiga Martins e Maria Amélia Ferreira.
Prémio Honra à Capacidade Empreendedora – Foi vencedora Mariana Dolores.