02 Fev 2024

Plano participa na entrega dos Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2023

Os Prémios Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2023 foram entregues aos respetivos vencedores em cerimónia pública realizada na Voz do Operário, em Lisboa, no passado dia 24 de janeiro.

Esta iniciativa, dinamizada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para Economia Social, tem como objetivo homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a Economia Social.

Pelo décimo ano consecutivo, este prémio tem o apoio do CNSF – Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) que atribui um curso de formação financeira ao vencedor da categoria “Trabalhos de Âmbito Escolar”.

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros foi representado pela Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, que entregou o prémio ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, com o Projeto Ala-Arriba. A cerimónia contou com a participação do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos e do Presidente da CASES, Eduardo Graça.

VENCEDORES 2023

CATEGORIA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Nesta categoria foi vencedor Pista Mágica, com o projeto Carry.

Foram ainda atribuídas menções honrosas à Associação Dignitude, com o projeto Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, e à Associação ParadigmaJusto, com o projeto Programa MentorART.

CATEGORIA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO

Foram vencedores, ex-aequo, Filipe de Vasconcelos Fernandes, com o trabalho Direito Fiscal do Terceiro Setor, e Luís Reto, Paulo Bento e Nuno Crespo, com o trabalho A Banca Cooperativa e o Desenvolvimento Regional e Local.

Foram também atribuídas menções honrosas a Graça Rojão, pela sua tese de doutoramento em Sociologia na Universidade da Beira Interior, Decrescimento e Cuidado nas Iniciativas Locais Alternativa e a José Carlos Magalhães Pereira, com a sua tese de mestrado em Estudos Clássicos na Universidade de Letras de Coimbra, Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil "Contos Gregos", de António Sérgio.

CATEGORIA DE ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO NA LUSOFONIA´

Joana Pereira Dias e Rui Henriques foram os vencedores deste prémio, com o trabalho História do Mutualismo nas Ex-Colónias Portuguesas.

Marianna Ferraz Teixeira ganhou uma menção honrosa com o trabalho O estabelecimento de cotas para a inclusão de gênero em cargos diretivos de cooperativas: uma política para promoção da integralidade do princípio da adesão voluntária e livre, no âmbito do mestrado em Gestão e Regime Jurídico-Empresarial da Economia Social, pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.

CATEGORIA TRABALHOS DE ÂMBITO ESCOLAR

Foi vencedor deste, o Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, de Póvoa do Varzim, com o projeto ALA-ARRIBA.

Foram também atribuídas menções honrosas à Escola Básica e Secundária Dr. Bento da Cruz, de Montalegre, com o projeto Banco de Voluntariado do Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz e à Escola Profissional Cândido Guerreiro, com o projeto de Hortas Pedagógicas.

CATEGORIA DE TRABALHOS JORNALÍSTICOS

Foram vencedores ex-aequo, Cecília Malheiro, com a reportagem Dança contemporânea entra em lares do Porto para combater solidão e sofrimentos (Lusa), e Inês Duarte Coelho com o trabalho Vinte anos em Missão pelo País. A-dos-Francos reza a história (TSF).

PERSONALIDADE DA ECONOMIA SOCIAL 2023

José Manuel Jerónimo Teixeira foi o vencedor do Prémio de Honra à Carreira.