18 Jun 2021

Plano dinamiza ação de divulgação dos Cadernos de Educação Financeira no Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela

Os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões)  dinamizaram, no dia 16 de junho, uma ação de divulgação dos Cadernos de Educação Financeira 1, 2 e 3 para cerca de 40 professores de todos os ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, do distrito de Braga, que tem perto de 1350 alunos.

Esta ação integra-se no Prémio António Sérgio atribuído em 2020 à Escola Básica Enxertos, do Agrupamento de Escolas Caldas de Vizela, na qualidade de vencedora na categoria de “Trabalhos escolares”, ao qual os supervisores financeiros se associam no âmbito do protocolo celebrado com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Os Cadernos de Educação Financeira 1, 2 e 3 visam apoiar alunos e professores na abordagem aos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para os três ciclos de ensino básico. Podem ser usados nos diferentes contextos curriculares de aprendizagem, no âmbito das disciplinas, das ofertas complementares ou dos projetos.

Nos Cadernos de Educação Financeira, os temas do Referencial de Educação Financeira são tratados de forma lúdico-didática, abordando matérias financeiras fundamentais no dia a dia, como sejam a diferença entre necessidades e desejos, o planeamento e a gestão do orçamento familiar, a importância da poupança e  os diversos produtos financeiros para a sua aplicação, o papel dos seguros na mitigação dos riscos,  o recurso ao crédito e o sistema financeiro.

Estes Cadernos resultam de uma parceria, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre o Ministério da Educação, os supervisores financeiros e quatro associações do setor financeiro (Associação Portuguesa de Bancos; Associação Portuguesa de Seguradores; Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e Associação de Instituições de Crédito Especializado).