04 Mai 2021

Plano participa na sessão pública de entrega dos Prémios António Sérgio 2020

No passado dia 28 de abril de 2021, decorreu a sessão pública de entrega dos Prémios António Sérgio 2020, uma iniciativa dinamizada pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

A cerimónia teve lugar no Teatro Cine em Torres Vedras e contou com a presença, entre outras entidades, do Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, do Presidente da CASES, Eduardo Graça, do Presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Manuel Antunes Bernardes e de José António Vieira da Silva.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Prémio António Sérgio teve o apoio do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), que atribui um curso de formação financeira ao vencedor da categoria “Trabalhos de âmbito Escolar”.

Vencedores 2020

Categoria de Inovação e Sustentabilidade

Nesta categoria venceu a Espaço t – Associação Para o Apoio à Integração Social e Comunitária, com o projeto Palcos Para a Inclusão. Foram entregues duas menções honrosas, à CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente, com o projeto Bolsa de Serviços da CAID – JARDIN’ART e ao Movimento de Defesa da Vida, com o projeto Família.

Categoria de Estudos e Investigação

Diana Andreia Santos Queirós foi a vencedora deste prémio, com a investigação Relação entre a Cultura e a Satisfação no Trabalho nas Organizações da Economia Social: um estudo em IPSS da Área Metropolitana do Porto. Foi ainda atribuída uma menção honrosa a Teresa Luís da Cunha Rodrigues, com o trabalho Contributo para um estudo sobre comércio justo: um olhar sobre a experiência Cabaz Fresco do Mar na Fuzeta.

Categoria de Estudos e Investigação na Lusofonia

O júri atribui o prémio a Déborah Nicchio Sathler, com a obra 30 anos da gravação de Madalena do Jucu: perspetivas históricas e novos alcances.

Categoria de Trabalhos Jornalísticos

O prémio foi atribuído a Catarina Marques, pela reportagem O Todo é Maior que a Soma das Partes. Foram também atribuídas menções honrosas a Catarina Neves, com a reportagem Eu incluo, Tu Incluis, Nós Somos Incluídos, a Duarte Baltazar, pela reportagem O Despertar da Ilha e a Ana Cargaleiro Santo, com o trabalho Habitação condigna é o princípio para tudo – Voz das Misericórdias.

Categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar

A Escola Básica Enxertos do Agrupamento de Escolas Caldas de Vizela, venceu com o projeto Lápis Solidário. Foi ainda atribuída uma menção honrosa à Escola Profissional Mariana Seixas, com um projeto de adaptação tecnológica de equipamentos a crianças com necessidades especiais.

Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2020

Foi distinguido com o Prémio Honra à Carreira José António Vieira da Silva.

Honra à Capacidade Empreendedora

Foram vencedores, ex-áqueo, Frederico Cruzeiro Costa e Salvador Mendes de Almeida.