20 Out 2020

Ministério da Educação e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários realizam webinar sobre Cibersegurança nas transações financeiras

A Direção-Geral da Educação (DGE) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) dinamizaram, no dia 7 de outubro, o webinar “Cibersegurança nas transações digitais”, especialmente dirigido a professores. Este foi o segundo de uma série de webinars promovidos pelo Plano Nacional de Formação Financeira e contou com 3.787 participantes através dos diferentes canais em que foi difundido.

Assista ao webinar em: https://www.youtube.com/watch?v=MpyXHqh-HxU&feature=youtu.be&ab_channel=SMIPortugal.

O webinar enquadrou-se, também, no âmbito das comemorações da Semana Mundial do Investidor, uma iniciativa global promovida pela IOSCO, Organização Internacional das Comissões de Valores, a que a CMVM se associou, que decorreu entre 6 e 11 de outubro, com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores, que decorreu em mais de 90 países participantes.

A abertura do webinar coube ao Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso, e ao Administrador do Conselho de Administração da CMVM, Rui Pinto, tendo ambos destacado a importância do tema da cibersegurança, sobretudo no atual contexto da pandemia Covid-19. O Administrador da CMVM aproveitou, ainda, para realçar a importância da segurança digital nas transações financeiras como fator essencial de proteção do investidor e como uma das preocupações centrais da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, enquanto entidade reguladora do setor financeiro. “Os progressos com a inovação tecnológica e a utilização de canais digitais no acesso a serviços e produtos financeiros se, por um lado, proporciona maior facilidade, conveniência e rapidez, por outro, comporta riscos acrescidos aos seus utilizadores, em especial quanto a situações de fraude”.

Seguiu-se a intervenção da Assessora do Conselho de Administração da CMVM e membro da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, São Igreja, que começou por recordar o trabalho desenvolvido, desde 2011, entre os supervisores financeiros e o Ministério da Educação no âmbito da promoção da educação financeira nas escolas. Recordou, no final da sessão, as principais recomendações da CMVM para prevenir a fraude quando se utilizam canais digitais.

O webinar contou com a intervenção de 3 oradores. A primeira, a cargo da responsável da CMVM pela Relação com os Investidores, Maria João Teixeira, fez notar a tendência do aumento das denúncias dos investidores relativas a situações de fraude recebidas na CMVM, desde 2018, e o papel da CMVM no acompanhamento destas situações. Apresentou, ainda, a brochura e um vídeo lançados pela CMVM com informações sobre os principais cuidados a ter para prevenir situações de fraude, quais os sinais de alerta e como proceder em caso de suspeita ou alvo de fraude.

Seguidamente, o Diretor do Departamento de Supervisão Contínua da CMVM, Tiago dos Santos Matias, salientou a importância dos prestadores de serviços financeiros que operam plataformas de negociação de instrumentos financeiros disporem dos mecanismos de controlo e gestão de riscos adequados para prevenir e combater ciberataques, reforçando, assim, a confiança e a segurança dos investidores na comercialização e transação de instrumentos financeiros.

A terceira intervenção coube ao Diretor do Gabinete de Estudos da CMVM, Victor Mendes, que alertou para o facto do excesso de confiança dos investidores ou a indiferença, serem exemplos de fatores que podem levar a decisões financeiras precipitadas e irrefletidas, sobretudo em ambiente digital, os quais são especialmente propensos a situações de fraude.

O webinar foi transmitido em três canais do Facebook da DGE (SeguraNet, Selo de Segurança Digital e ERTE) e ainda através do seu canal de Youtube e por streaming na página da internet da Semana de Mundial do Investidor da CMVM.