07 Out 2021

Lançamento das 8.ª e 9.ª edições do Curso “A Formação Financeira na Formação Profissional”

No dia 29 de setembro, os supervisores financeiros e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) dinamizaram uma sessão de apresentação das 8.ª e 9.ª edições do Curso “A Formação Financeira na Formação Profissional”, dirigido a formadores do IEFP.

A sessão contou com a participação de cerca de 40 formadores, de representantes do Departamento de Formação Profissional do IEFP e da equipa do Plano Nacional de Formação Financeira.

O lançamento destas novas edições do curso enquadra-se no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado, em julho de 2018, entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o IEFP, para a promoção da formação financeira na formação profissional.

À semelhança das duas edições anteriores, as 8.ª e 9.ª edições do Curso de Formação Financeira na Formação Profissional serão concretizadas num modelo totalmente à distância e têm por base os temas, subtemas e objetivos definidos nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) do Referencial de Educação Financeira que foram integrados no Catálogo Nacional de Qualificações em 2017.

O programa de formação é composto por cinco grandes áreas temáticas: orçamento familiar, contas e meios de pagamento, poupar e investir, crédito e seguros.

Sobre o Acordo de Cooperação entre o CNSF e o IEFP

O Acordo de Cooperação celebrado entre o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o IEFP, em julho de 2018, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, visa promover a integração de conteúdos de formação financeira nos percursos formativos dos cursos de formação profissional ministrados pelos centros de emprego de todo o país.

Este Acordo veio reforçar a cobertura do Plano junto de populações mais vulneráveis, em particular, os desempregados, proporcionando a aquisição de competências para a sua integração no mercado de trabalho.

Os conteúdos de formação financeira adequados à formação de adultos foram identificados pelos supervisores financeiros e pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e incluídos num conjunto de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), que constam do Referencial de Educação Financeira aprovado pelo Ministério da Educação.