14 Mar 2016
Global Money Week 2016 | Portugal
Pelo quarto ano consecutivo, o Plano Nacional de Formação Financeira associou-se às comemorações da Global Money Week, uma iniciativa dinamizada pela Child and Youth Finance International, que decorreu entre 14 e 20 de março e que envolveu mais de 120 países.
Um total de 20 escolas portuguesas participou na Global Money Week através da promoção de sessões formativas e outras atividades como a construção de puzzles, dinamização de jogos e concursos. Conheça aqui as atividades desenvolvidas pelas escolas e parceiros do Plano.
Durante esta semana, o Plano desenvolveu também um conjunto de iniciativas que incluíram:
- A realização de sessões de formação financeira sobre o lema “Aprende a gerir o dinheiro com o Tomás e a Clara”, no Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, em Lisboa, organizadas pelo Banco de Portugal.
- A dinamização do jogo “Quem quer aprender?” com jovens do ensino técnico-profissional do SISEP - Sindicato dos Profissionais de Seguros, que visitaram a ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões).
- A visita dos alunos do Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azóia e do Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra à CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e à Bolsa de Lisboa (NYSE Euronext Lisboa), através de uma iniciativa organizada pela CMVM.
Ainda no âmbito das comemorações da Global Money Week o Plano promoveu um conjunto de workshops para um total de 290 alunos do Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul, sobre os temas da gestão do orçamento e a importância da poupança, os cuidados a ter com cartões de crédito, os seguros e o sistema financeiro.
SOBRE A GLOBAL MONEY WEEK
A Global Money Week é uma iniciativa internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras, dinamizada anualmente pela Child and Youth Finance International que conta com o apoio da OCDE e do Parlamento Europeu. É uma iniciativa aberta à participação de escolas, associações do setor financeiro, entidades de supervisão e instituições públicas ou organizações não-governamentais.