10 Mar 2014
Global Money Week
O Plano Nacional de Formação Financeira vai associar-se, pelo segundo ano consecutivo, à “Global Money Week”, da Child and Youth Finance International, que irá decorrer entre 10 e 17 de março de 2014 e que terá como tema central: “O que é que as crianças e os jovens querem para o seu futuro?”.
No âmbito deste evento, o Banco de Portugal, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e o Instituto de Seguros de Portugal irão receber crianças e jovens de escolas da região de Lisboa, para participarem numa ação de sensibilização para a importância da formação financeira.
As escolas de todo o país poderão participar neste evento através da realização de iniciativas de sensibilização para a importância das questões financeiras, que podem incluir debates e conferências sobre temas financeiros, jogos interativos, feiras, teatros ou visitas de estudo. As escolas que aceitem este desafio e queiram divulgar as suas iniciativas através do Portal Todos Contam poderão, desde já, indicar que pretendem participar, podendo, ainda, enviar o programa das atividades que preveem realizar nessa semana para o e-mail: [email protected].
Em 2013, esta iniciativa envolveu cerca de um milhão de crianças e jovens em 80 países.
A “Global Money Week” é uma iniciativa internacional de sensibilização de crianças e jovens para a importância das questões financeiras – aberta à participação de escolas, instituições financeiras, entidades de supervisão e instituições públicas ou organizações não-governamentais –, coordenada e liderada pela Child and Youth Finance International, que conta com o apoio de diversas entidades internacionais, incluindo o Secretário-Geral das Nações Unidas.
Sobre aChild and Youth Finance International
A Child and Youth Finance International é uma organização sem fins lucrativos fundada em julho de 2011, com sede em Amsterdão, na Holanda. A Child and Youth Finance International tem por objetivo fomentar a inclusão e educação financeira de crianças e jovens, tendo como meta que cada criança conclua o ensino primário com educação financeira e saiba movimentar uma conta-poupança. A Child and Youth Finance International pretende nesta meta atingir 100 milhões de crianças em 100 países até 2015.
A Child and Youth Finance International conta com mais de 1000 entidades associadas. O movimento já chegou a 18 milhões de crianças em todo o mundo.