04 Abr 2023

Experiência portuguesa na promoção da educação financeira nas escolas destacada no Parlamento Europeu durante a Global Money Week

No passado dia 22 de março, teve lugar no Parlamento Europeu, em Bruxelas, o High-Level Debate on Financial Education of Children, iniciativa promovida pelo membro do Parlamento Europeu Marek Belka e pela fundação polaca Czepczyński Family Foundation para assinalar a 11.ª edição da Global Money Week.

A presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), Lúcia Leitão, fez parte do grupo de oradores convidados, juntamente com representantes da Direção-Geral do Apoio às Reformas Estruturais (DG REFORM) e da Direção-Geral da Estabilidade Financeira, dos Serviços Financeiros e da União dos Mercados de Capitais (DG FISMA) da Comissão Europeia, da OCDE e da Federação Bancária Europeia. O principal objetivo desta iniciativa foi destacar a importância de promover a educação financeira das crianças e dos jovens em contexto escolar.

Na sua intervenção, a presidente da Comissão de Coordenação do PNFF apresentou a estratégia que o Banco de Portugal, a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, em parceria com o Ministério da Educação, têm vindo a implementar desde 2011, no quadro do Plano Nacional de Formação Financeira, para fomentar a educação financeira nas escolas e que levou à integração desta matéria no currículo escolar em 2018.

Lúcia Leitão salientou a importância de iniciativas como o Concurso Todos Contam para incentivar as escolas a desenvolver projetos de educação financeira. Falou ainda do apoio aos professores através da realização de cursos de formação financeira e da disponibilização de materiais didático-pedagógicos, como os Cadernos de Educação Financeira e os Planos de Aula Todos Contam. 

O testemunho da presidente da Comissão de Coordenação do PNFF sobre a estratégia portuguesa nas escolas foi destacado no comunicado divulgado no portal Euractiv. Pode consultar o comunicado aqui