19 Jul 2016

Cursos de formação de professores na Região Autónoma dos Açores

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e a Secretaria Regional de Educação dos Açores dinamizaram, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, cursos de formação sobre o Referencial de Educação Financeira dirigidos a professores da Região Autónoma dos Açores.

O Secretário Regional da Educação, Prof. Doutor Avelino Meneses, a Coordenadora da Formação na Direção Regional da Educação dos Açores, Dra. Ana Costa, os membros da Comissão de Coordenação do Plano, Dra. Lúcia Leitão em representação do Banco de Portugal, Dra. Maria Igreja em representação da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, e Dr. Rui Fidalgo em representação da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e a representante da Direção-Geral da Educação, Dra. Rosália Silva, participaram no dia 4 de julho na sessão de abertura da ação de formação realizada em São Miguel, que decorreu na Escola Secundária Domingos Rebelo. Participaram igualmente, no dia 7 de julho, na sessão de abertura da ação de formação que teve lugar na Terceira, na Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade.

A formação foi assegurada pelos colaboradores dos supervisores financeiros. Estas ações tiveram a modalidade de curso de formação com 15 horas, tendo em vista a aplicação em contexto escolar do Referencial de Educação Financeira. O curso foi acreditado pela Direção Regional de Educação dos Açores e possibilitou aos professores a obtenção de 0,6 créditos.

Em cada curso, ministrado ao longo de três dias, participaram 24 professores.

No primeiro dia, o programa da formação abrangeu as temáticas do planeamento e gestão do orçamento, sistema financeiro, contas e serviços de pagamento e depósitos a prazo. No segundo dia, foram abordados temas relacionados com outros produtos de poupança: ações, obrigações, fundos de investimento, produtos do setor segurador e fundos de pensões. Neste dia, foram também abordados os diferentes tipos de seguros. A última sessão incidiu sobre o crédito, a prevenção e gestão do incumprimento e os seguros associados ao crédito.