09 Abr 2019

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémios do Concurso Todos Contam a escolas de Cinfães e Figueira de Castelo Rodrigo

Em nome do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, nos dias 1 de abril e 18 de março, a CMVM entregou os prémios atribuídos na 7.ª edição do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães e ao Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, respetivamente. Os prémios foram entregues pela Vice-Presidente da CMVM, Filomena Oliveira.

Com esta iniciativa o CNSF e o Ministério da Educação pretendem promover e dar a conhecer os melhores projetos de Educação Financeira que são desenvolvidos nas escolas de todo o país.

Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo, vencedor da categoria do 2º ciclo

Foi a primeira vez que este Agrupamento concorreu ao Concurso Todos Contam, ganhando o prémio na categoria do 2.º ciclo do ensino básico, com o projeto “Bons Cofres, Grandes Poupanças”. Este projeto de educação financeira, não obstante ter sido desenvolvido diretamente por 80 alunos do 5.º e 6.º anos, envolveu todos os ciclos de ensino do Agrupamento e ainda a comunidade escolar.  O que aconteceu, por exemplo, no concurso de construção de cofres.

Na sessão, que contou com mais de 150 participantes, a psicóloga, responsável pelo projeto, Maria João André, referiu que a ideia da construção dos cofres serviu de suporte ao projeto de educação financeira lançado no ano letivo na escola, após terem constado que os alunos tinham dificuldades em gerir as suas mesadas e lidar com o dinheiro. Acrescentou que o seu intuito é também contribuir para alterar e moldar atitudes e comportamentos nesta área.

A Vice-Presidente da CMVM sublinhou a importância da educação financeira nas escolas, em particular desde os primeiros anos de escolaridade, e o impacto da aprendizagem destas matérias no exercício da cidadania. Salientou igualmente a relevância da poupança e da sua adequada aplicação que exige que o investimento se faça de forma esclarecida e informada sobre as características e riscos do investimento.

O Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva, salientou a importância da poupança como tema transversal a todas as idades, sendo de especial relevância a aprendizagem destas matérias desde o início da escolaridade, tendo em vista a aprendizagem de comportamentos e atitudes adequados em matéria financeira.

Na cerimónia, que teve lugar no Pavilhão Desportivo Municipal, estiveram presentes diversas entidades locais, ente elas o Vereador da Câmara Municipal com o pelouro do Ensino, o representante da Guarda Nacional Republicana, o representante da Plataforma Ciência Aberta, Presidentes de Juntas de Freguesia e o Presidente do Conselho Geral do Agrupamento e ainda cerca de 15 professores do Agrupamento.

Também na sessão usaram da palavra a representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Maria Igreja, que salientou não apenas a importância da poupança mas também a da aplicação da poupança, nomeadamente em instrumentos financeiros, como fator de desenvolvimento da economia e bem estar social, e a representante da Direção-Geral de Educação, Ilda Figueiredo, que relembrou que o Ministério da Educação apoia este projeto desde 2012, e que a educação financeira é agora componente obrigatória no novo modelo curricular escolar.

Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães, vencedor do Prémio de Continuidade

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães, concorre pela sétima vez ao Concurso Todos Contam, tendo ganho nesta edição o seu sexto prémio, o Prémio de Continuidade.

Na sessão, que decorreu no Auditório Municipal completamente esgotado e perante uma assistência que reagiu de forma entusiasta às iniciativas que se passavam no palco, que incluíram não apenas as intervenções das diversas entidades ligadas ao projeto, mas também a apresentação pelos alunos de vários momentos lúdicos ligados aa temas financeiros.

A Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Filomena Oliveira, salientou a importância e a qualidade do projeto de educação financeira implementado nas escolas do Agrupamento, que, ano atrás ano, é vencedor de prémios do Concurso Todos Contam, apostando na educação financeira dos seus jovens. A poupança e a sua aplicação de forma consciente e informada é um fator de concretização de sonhos, de realização de projetos, potenciando desta forma o desenvolvimento social e económico do país. 

O Diretor do Agrupamento, António Manuel Pereira, reafirmou o firme propósito da continuar o projeto de formação financeira dos alunos do concelho, tendo em vista preparar os jovens para o futuro, dando-lhe ferramentas e conhecimentos para uma gestão adequadas das suas finanças, e alterando atitudes e comportamentos financeiros. Nas suas palavras, Todos Contam para construir um futuro e um país melhor. Palavras que foram sublinhadas pelo Diretor do Conselho Geral deste agrupamento que destacou também as dificuldades da população em geral em se adaptarem à transição para o dinheiro digital.

Coube à professora responsável pelo projeto, Irene Ramos, a apresentação do projeto “Aprender a poupar”, que abrange mais de 400 alunos do 1.º ciclo do ensino básico de todo o concelho e que acaba por envolver indiretamente toda a comunidade. A representante da Direção Geral de Educação, Rosália Silva, enalteceu a qualidade deste projeto e o contributo transversal de toda a comunidade escolar da região.

Por fim o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Serafim Rodrigues, vincou a importância da educação financeira, considerando que esta é uma componente essencial para o desenvolvimento do país, na medida em que permite às populações adquirir conhecimentos para melhor saberem aplicar as suas poupanças e deste modo beneficiar de um maior bem-estar.

Os alunos foram protagonistas de diversos momentos lúdicos, alusivos a temas de Educação Financeira, como a poupança, a sua aplicação ponderada e informada e a gestão do orçamento familiar.