05 Mar 2014

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémios do Concurso Todos Contam a escolas do Porto e Vila Real

O Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Dr. Carlos da Silva Costa, deslocou-se ao Porto e a Vila Real para entregar, em nome do Conselho, os prémios atribuídos a duas escolas no âmbito da 2.ª edição do Concurso Todos Contam.

À Escola Secundária Filipa de Vilhena, no Porto, foi entregue o prémio de melhor projeto de formação financeira para o 3.º ciclo do ensino básico. À Escola Morgado de Mateus, em Vila Real,foi entregue o prémio de melhor projeto de formação financeira para o ensino secundário.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar no passado dia 13 de fevereiro e contou com a presença de representante do Ministério da Educação e Ciência, Dra. Teresa Abreu.

Escola Secundária Filipa de Vilhena – Prémio para o 3.º ciclo do ensino básico

A Escola Secundária Filipa de Vilhena recebeu do Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Dr. Carlos da Silva Costa, o prémio de melhor projeto de formação financeira para o 3.º ciclo do ensino básico, no âmbito da 2.ª edição do Concurso Todos Contam.

Na cerimónia, o Governador do Banco de Portugal elogiou o importante trabalho desenvolvido pelos professores e alunos envolvidos no projeto “Bem gastar é bem viver”, que pretende sensibilizar os alunos para a importância de gerir o dinheiro de forma equilibrada e tomar decisões financeiras adequadas.

Após a intervenção de boas-vindas, por parte da Diretora da escola, Dra. Maria de Lurdes Ruivo, os alunos envolvidos no projeto apresentaram o trabalho realizado até ao momento e uma perspetiva das próximas etapas.

A apresentação incluiu uma exposição de provérbios sobre “dinheiro”, “poupança” e “seguros”, a descrição das etapas da criação da empresa “ECOPOUPAR”, os debates dinamizados sobre questões financeiras e o planeamento da visita de estudo ao Museu do Papel Moeda da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda.

A sessão envolveu ainda um momento musical dinamizado por um grupo de alunos da turma de francês.

O Governador do Banco de Portugal respondeu também a questões dos alunos, sobre poupança, investimento e temas de formação financeira.

Escola Morgado de Mateus – Prémio para o ensino secundário

A Escola Morgado de Mateus recebeu do Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Dr. Carlos da Silva Costa, o prémio de melhor projeto de formação financeira para o ensino secundário, no âmbito da 2.ª edição do concurso Todos Contam.

Durante a cerimónia, o Governador do Banco de Portugal destacou o importante trabalho desenvolvido pelos professores e alunos no projeto “Conhecer para Decidir”, que pretende proporcionar aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Restauração a aquisição de conhecimentos, competências e atitudes financeiras essenciais, com base no Referencial de Educação Financeira.

Após a intervenção de boas-vindas por parte da Diretora da escola, Dra. Carla Teixeira, um grupo de alunos fez uma apresentação sobre os conteúdos a serem desenvolvidos no âmbito do projeto premiado.

O Governador do Banco de Portugal respondeu também a questões dos alunos sobre poupança e situações de incumprimento.