22 Mai 2015

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémios do Concurso Todos Contam a escolas de Paços de Ferreira e de Cinfães

O Administrador do Banco de Portugal, Dr. João Amaral Tomaz, entregou em representação do Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), Dr. Carlos da Silva Costa, os prémios atribuídos às escolas de Paços de Ferreira e de Cinfães no âmbito da 3.ª edição do Concurso Todos Contam.

À Escola Profissional Vértice, de Paços de Ferreira, foi entregue o prémio de melhor projeto de formação financeira para o ensino secundário. Ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães, foi entregue o prémio especial do Júri, que distinguiu um projeto de formação financeira de alunos com necessidades educativas especiais.

As cerimónias tiveram lugar no passado dia 29 de abril e contaram com a presença de representantes dos três supervisores financeiros, do Ministério da Educação e Ciência e das Câmaras Municipais de Paços de Ferreira e Cinfães.

Escola Profissional Vértice - Prémio para o ensino secundário

Nesta cerimónia, o Administrador do Banco de Portugal, Dr. João Amaral Tomaz, elogiou o trabalho desenvolvido pela Escola Profissional Vértice no “Projeto de Educação Financeira Vértice”, que pretende reforçar a preparação dos alunos, através da melhoria dos seus conhecimentos e atitudes financeiras. Nesta ocasião, salientou ainda o papel dos alunos na divulgação da formação financeira junto da comunidade e das suas famílias e respondeu a questões dos alunos sobre a importância da educação financeira.

Após o início da sessão, com uma mensagem de boas-vindas do Diretor-Geral da Escola, Dr. José Eduardo Magalhães, e do Vice-presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Dr. Paulo Barbosa, os alunos envolvidos no “Projeto de Educação Financeira Vértice” apresentaram as ações realizadas no âmbito deste projeto, destacando-se os jogos de educação financeira que desenvolveram, as campanhas de solidariedade em que participaram e as hortas verticais que criaram. A intervenção dos alunos incluiu também uma coreografia de dança contemporânea alusiva à otimização dos recursos naturais e um momento musical com o lema: “Aprender sobre finanças é um bom investimento”.

O prémio foi entregue à Diretora Pedagógica da Escola, Dra. Gisela Magalhães, e aos alunos envolvidos no projeto, pelo Administrador do Banco de Portugal, Dr. João Amaral Tomaz.

Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães – Prémio especial do Júri

Nesta cerimónia, o Administrador do Banco de Portugal, Dr. João Amaral Tomaz, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães, que apresenta projetos de formação financeira que envolvem crianças e jovens com necessidades educativas especiais, numa perspetiva de preparação para a vida ativa.

A cerimónia teve início com uma intervenção de boas-vindas por parte do Diretor do Agrupamento, Dr. Manuel Pereira. Seguiram-se as intervenções do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Dr. Jorge Ventura, e do Vice-presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Dr. Serafim Rodrigues.

A representante da Direção-Geral da Educação, Dra. Teresa Abreu, e a Presidente da Comissão de Coordenação do Plano, Dra. Lúcia Leitão, elogiaram o importante trabalho desenvolvido pela escola no âmbito da educação financeira, destacando que este é já o 3.ºprémio recebido no âmbito do Concurso Todos Contam.

Os alunos e professores da escola recitaram depoispoemas e dinamizaram uma peça de teatro sobre a atualidade económica e financeira, designada “Que Cenas!”.

No final da sessão, o Dr. Amaral Tomaz entregou o prémio especial do Júri ao Diretor do Agrupamento e aos alunos envolvidos no projeto de formação financeira.