14 Mar 2016

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entregou, no âmbito da 4ª edição do Concurso Todos Contam, o prémio especial do Júri ao Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira de Faro.

O prémio foi entregue pelo representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) na Comissão Coordenação do PNFF, Dr. Rui Fidalgo, em representação do Presidente da ASF, Prof. Dr. José Figueiredo Almaça.

A cerimónia decorreu no passado dia 19 de fevereiro e contou, também, com a presença da representante da Direção-Geral da Educação, Dra. Rosália Silva, e da representante da Câmara Municipal de Faro, Dra. Teresa Correia.

Na ocasião, o representante da ASF sublinhou a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, salientando a caráter transversal do projeto vencedor e o empenho de professores e alunos na sua implementação.

A sessão contou ainda com uma apresentação das atividades que integram o projeto vencedor por parte de professores do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira.

Na cerimónia participaram também alunos dos cursos profissionais de dança e teatro, que executaram uma dança intitulada “Money, Money, Money”.

SOBRE O PROJETO VENCEDOR

O prémio especial atribuído ao Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira abrange os dois projetos de formação financeira apresentados destinados a alunos do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

O projeto “Somos as nossas escolhas”, dirigido a alunos do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, tem por base o Referencial de Educação Financeira, incluindo os seguintes temas: planeamento e gestão do orçamento, sistema e produtos financeiros básicos e ética.

As atividades a desenvolver no âmbito do projeto são transversais aos conteúdos programáticos das diferentes disciplinas e áreas de formação dos alunos envolvidos. O mesmo prevê, ainda, a articulação com a atividade extracurricular “Filosofia com Crianças”, no âmbito da disciplina de Filosofia, e com o Plano Anual de Atividades da Escola.

O projeto “Comer e beber não é só gastar”, dirigido a alunos do curso vocacional de técnico de restaurante/bar do ensino secundário, tem por base o Referencial de Educação Financeira e inclui os seguintes temas: planeamento e gestão do orçamento, sistema e produtos financeiros básicos e poupança.

As atividades do projeto são desenvolvidas em articulação com o programa das diferentes disciplinas da componente geral e complementar.