31 Mar 2016

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas de Pombal – Escola Básica do 1º CEB Conde Castelo Melhor e ao Centro Educativo dos Olivais (Coimbra)

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) entregou, no âmbito da 4ª edição do Concurso Todos Contam, o prémio de melhor projeto do 1.º ciclo do ensino básico ao Agrupamento de Escolas de Pombal – Escola Básica do 1.º CEB Conde Castelo Melhor e o prémio de melhor projeto do 2.º ciclo do ensino básico ao Centro Educativo dos Olivais, em Coimbra.

Ambos os prémios foram entregues pelo Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Dr. Carlos Tavares, em representação do CNSF.

As cerimónias decorreram no passado dia 2 de março e contaram, ainda, com a presença do representante da Direção-Geral da Educação, na pessoa da Dra. Rosália Silva, e a representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), Dra. Maria Igreja.

Na primeira sessão do dia, que teve lugar no Agrupamento de Escolas de Pombal – Escola Básica do 1º CEB Conde Castelo Melhor, o Presidente da CMVM salientou a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido devido ao seu carácter englobante. Foi ainda elogiada a importância do ensino musical como catalisador do espirito de equipa.

Além da apresentação pela professora coordenadora do projeto, a sessão contou com a leitura de quadras relacionadas com a poupança e com o projeto desenvolvido, bem como com um momento musical da responsabilidade dos alunos do Conservatório de Pombal.

Durante a tarde, realizou-se a sessão de entrega de prémio no Centro Educativo dos Olivais de Coimbra, destaca-se a apresentação do projeto vencedor por um dos alunos integrante do mesmo, seguido de um momento musical que contou com a intervenção do Presidente do Conselho de Administração da CMVM.

A cerimónia terminou com a entrega do prémio, uma breve intervenção do Dr. Carlos Tavares, seguida de uma sessão de perguntas e respostas.

SOBRE OS PROJETOS VENCEDORES

O projeto “Conto a contar, aprendo a poupar”, desenvolvido pela Escola Básica do 1º CEB Conde Castelo Melhor, do Agrupamento de Escolas de Pombal, é destinado a alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

O projeto pretende implementar a educação financeira em “contexto educativo e formativo” de acordo com o Referencial de Educação Financeira. O plano de trabalho segue uma linha comum: um ponto de partida (uma história, uma canção, uma reflexão), um momento de consolidação e um desafio final que pretende envolver as famílias e gerar efeito multiplicador de informação e formação junto da comunidade.

Apesar do projeto ter como base a literacia financeira, extrapola essa temática e acaba por incidir sobre outros temas atuais como a sustentabilidade económica e ambiental.

O Centro Educativo dos Olivais, de Coimbra, apresentou o projeto “Ajudar a poupar, poupar para ajudar” que envolveu jovens que estão sob a tutela do Ministério da Justiça, Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, e que frequentam cursos que permitem a equivalência ao 2.º e ao 3.º ciclo de ensino básico. O carácter individual deste projeto “ajudar a poupar” é particularmente pertinente para estes jovens, permitindo que eles se tornem importantes agentes de mudança nos seus meios de origem.

O projeto inclui também uma vertente social (“poupar para ajudar”). Contempla ações de divulgação e formação junto da comunidade interior/exterior do Centro Educativo, bem como a mobilização dos jovens da comunidade para a recolha e doação de bens essenciais a serem entregues aos mais desfavorecidos ou a instituições de solidariedade social. A realização do projeto conta com o envolvimento de toda a comunidade educativa, discentes, docentes e restantes elementos do Centro Educativo.