29 Fev 2016

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémio do Concurso Todos Contam a escola dos Açores

O Administrador do Banco de Portugal, Dr. João Amaral Tomaz, em representação do Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), Dr. Carlos da Silva Costa, entregou à Escola Secundária da Ribeira Grande o prémio de melhor projeto para o ensino secundário, atribuído a esta escola na 4.ª edição do Concurso Todos Contam.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar na ilha de São Miguel nos Açores, no passado dia 15 de fevereiro, e contou com a presença do Secretário Regional da Educação e Cultura dos Açores, Dr. Avelino de Meneses.

Nesta ocasião, o Administrador do Banco de Portugal, Dr. João Amaral Tomaz, elogiou o trabalho desenvolvido pela escola no âmbito da educação financeira. Salientou a prioridade atribuída pelo Plano à introdução da educação financeira nas escolas e lembrou as iniciativas que têm sido desenvolvidas com este objetivo, como a elaboração do Referencial de Formação Financeira, a formação de professores com base neste Referencial e a produção do primeiro caderno de educação financeira para alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

A cerimónia teve início com um momento musical interpretado por um aluno da escola e com uma mensagem de boas-vindas do Presidente do Conselho Executivo da Escola, Dr. Luís Miguel Almeida.

Seguiram-se as intervenções da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano, Dra. Lúcia Leitão, e da representante da Direção-Geral da Educação e do júri do Concurso Todos Contam, Dra. Rosália Silva, que elogiaram o trabalho desenvolvido pela escola e referiram os projetos que os supervisores financeiros e o Ministério da Educação têm levado a cabo no âmbito da educação financeira nas escolas.

A professora Ana Paula Silva e os alunos Ana Ferreira e João Menezes apresentaram o projeto “Cidadania e literacia Financeira na ESRG” e as principais iniciativas realizadas neste âmbito, incluindo a criação de materiais de educação financeira, como vídeos e jogos. Os alunos dinamizaram também um jogo com questões de escolha múltipla sobre temas financeiros, no qual todos os alunos presentes participaram.

A intervenção de encerramento foi feita pelo Secretário Regional da Educação e Cultura dos Açores, Dr. Avelino de Meneses, que salientou que a crise financeira internacional veio acentuar a importância da formação financeira e necessidade de promover este tipo de formação desde cedo.

A sessão terminou com a entrega do prémio à professora e aos alunos mais diretamente envolvidos no projeto pelo Dr. João Amaral Tomaz.

SOBRE O PROJETO VENCEDOR

O projeto “Cidadania e Literacia Financeira na ESRG” da Escola Secundária da Ribeira Grande envolve alunos do 3.º ciclo do ensino básico (Cursos Vocacionais/PROFIJ - Programa Formativo de Inserção de Jovens) e do ensino secundário (Cursos Profissionais e Cursos PROFIJ).

O plano de atividades do projeto inclui a celebração do Dia Mundial da Poupança, a dinamização da iniciativa “Natal consumista – natal solidário” e a participação em iniciativas e concursos. O projeto engloba também a criação de materiais de educação financeira, incluindo vídeos, jogos e folhetos informativos.

É um projeto transversal pensado como um meio da formação para a cidadania responsável dos jovens. Toda a comunidade escolar está envolvida em várias ações do projeto.