02 Mar 2016

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémio do Concurso Todos Contam a escola de Leiria

O Administrador do Banco de Portugal, Dr. António Varela, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou o prémio de melhor projeto para a educação pré-escolar ao Jardim-Escola João de Deus de Leiria, atribuído no âmbito da 4.ª edição do Concurso Todos Contam.

A cerimónia de entrega do prémio teve lugar em Leiria, no passado dia 17 de fevereiro e contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal de Leiria, Dra. Anabela Graça.

Nesta ocasião, o Administrador do Banco de Portugal, Dr. António Varela, elogiou o trabalho desenvolvido pelo Jardim-Escola João de Deus de Leiria no projeto “Apre(e)nder o valor das coisas”, que é dirigido a crianças entre os 3 e os 10 anos. Em diálogo com as crianças presentes, explicou as principais funções do Banco de Portugal, destacando a emissão das notas que se utilizam no dia-a-dia para fazer pagamentos.

A cerimónia teve início com uma mensagem de boas-vindas da Diretora do Jardim-Escola João de Deus de Leiria, Dra. Vera Sebastião.

Seguiram-se as intervenções da representante da Direção-Geral da Educação, Dra. Teresa Abreu, e da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Dra. Lúcia Leitão, que elogiaram o trabalho desenvolvido pela escola e conversaram com os alunos sobre a importância da poupança e de, desde cedo, saberem distinguir o necessário do supérfluo.

A Vereadora da Câmara Municipal de Leiria, Dra. Anabela Graça, felicitou a escola pelo prémio obtido e referiu a importância deste reconhecimento para a região

O Coro Infantil do Jardim-Escola João de Deus de Leiria cantou depois algumas músicas do repertório do Jardim-Escola e uma música com letra original intitulada “Valor da poupança”. As educadoras e professoras envolvidas no projeto apresentaram, de seguida, um vídeo com as principais atividades desenvolvidas neste âmbito.

No final da cerimónia, o prémio foi simbolicamente entregue pelo Dr. António Varela à Diretora do Jardim-Escola, Dra. Vera Sebastião.

SOBRE O PROJETO VENCEDOR

O projeto “Apre(e)nder o valor das coisas” do Jardim-Escola João de Deus de Leiria envolve alunos da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

O plano de atividades do projeto inclui três grandes atividades: a confeção de objetos de Natal, a decoração de t-shirts e a criação de instrumentos musicais. Dentro de cada uma destas atividades, os alunos são divididos em pequenos grupos com funções diferentes - empresários, banco, fornecedores, seguros e operários -, com o objetivo de aprenderem a valorizar o dinheiro, a rentabilizar (investir) e a poupar (prevenir).

O projeto é transversal às várias disciplinas curriculares e envolve também a disciplina de oferta complementar do 1.º ciclo do ensino básico (Informática). Inclui ainda a área de projeto “Jardim das Emoções”, que tem por base a educação das emoções.

O projeto prevê o envolvimento de toda a comunidade educativa, incluindo atividades abertas aos pais/encarregados de educação.