14 Mar 2016

Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entrega prémio do Concurso Todos Contam a escola de Riba de Ave

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros entregou, no âmbito da 4ª edição do Concurso Todos Contam, o prémio de melhor projeto do 3º ciclo do ensino básico à Didáxis, Cooperativa de Ensino, CRL.

O prémio foi entregue pelo representante da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões na Comissão Coordenação do PNFF, Dr. Rui Fidalgo, em representação do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, Prof. Dr. José Figueiredo Almaça.

A cerimónia decorreu no passado dia 24 de fevereiro e contou, também, com a presença do representante da Direção-Geral da Educação, Dr. António Dias.

Na ocasião, o representante da ASF sublinhou a importância do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Didáxis, salientando o facto de o projeto vencedor envolver alunos de vários ciclos de ensino, o que é demonstrativo do empenho da escola em envolver toda a comunidade escolar.

A sessão contou ainda com a dramatização da peça “A super poupança” e com um momento musical intitulado “Sonhar é poupar”, levados a cabo por alunos envolvidos no projeto vencedor.

SOBRE O PROJETO VENCEDOR

O projeto “Educação financeira na Didáxis” da Didáxis – Riba de Ave envolve alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário.

Os conteúdos a abordar no âmbito do projeto têm por base o Referencial de Educação Financeira, abordando temas diversificados, tais como o planeamento e gestão do orçamento, poupança e crédito.

O plano de atividades do projeto inclui, entre outras, as seguintes atividades:

  • Dinamização de oficinas formativas, pelos alunos do ensino secundário dos cursos de ciências socioeconómicas, junto dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico (Atelier Mealheiro Didáxis);
  • Exploração de temas financeiros nas aulas de cidadania ativa junto dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, com base em fichas formativas previamente preparadas pelos coordenadores do projeto, com sugestão de atividades, vídeos, jogos e informação de apoio aos formadores;
  • Dinamização da disciplina de Oficina de Expressão Financeira – Jovens Economistas Empreendedores junto de alunos do 9.º ano, nomeadamente através de debates, análise de artigos de revistas / jornais, fichas de trabalho, visitas de estudo, palestras, construção de material informativo e criação de um website;
  • Distribuição periódica de uma newsletter promotora de aprendizagens na área das ciências matemáticas e da literacia financeira (Projeto Ecomatis);
  • Organização de palestras / colóquios junto da comunidade educativa.

Os alunos do 9.º ano de Oficina de Expressão Financeira e os alunos do ensino secundário dos cursos de ciências socioeconómicas integram as equipas de trabalho do projeto.

Este projeto é implementado no âmbito das aulas de cidadania ativa, na disciplina de Oficina de Expressão Financeira, no Atelier Mealheiro Didáxis e no âmbito do projeto Ecomatis.