12 Nov 2021

Conferência sobre o Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos e Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) realiza, no dia 26 de novembro,  a conferência de apresentação das orientações estratégicas do Plano Nacional de Formação Financeira para o horizonte 2021-2025.

A conferência terá lugar no Museu do Dinheiro, em Lisboa, e será transmitida em direto neste portal, permitindo o acompanhamento dos trabalhos em tempo real.

Na conferência será apresentado o documento com as orientações estratégicas do Plano para o próximo quinquénio, dando continuidade à abordagem ambiciosa, definida em 2011, de promover a formação financeira de toda a população e reforçando a resposta conjunta dos supervisores financeiros e dos parceiros do Plano aos novos desafios resultantes da pandemia de COVID-19.

A abertura da sessão estará a cargo do Presidente do CNSF e Governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, da Administradora do Banco de Portugal, Ana Paula Serra, da Presidente da ASF, Margarida Corrêa de Aguiar, e do Administrador da CMVM, Rui Pinto.

Para a sessão de encerramento foram convidados o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A conferência contará também com as intervenções, através de videoconferência, de Annamaria Lusardi,  Diretora Académica do Global Financial Literacy Excellence Center (GFLEC) e Presidente do Comité de Investigação da Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE),  e de Flore-Anne Messy, Secretária Executiva da OCDE/INFE.

Tendo em conta as importantes parcerias estabelecidas no âmbito do Plano, ao longo da última década, a conferência contará ainda com a intervenção do Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, do Presidente do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, Francisco Sá, do Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do Vice-Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, António Leite e da Secretária-Geral da Secretaria-Geral Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria João Lourenço.

Para conhecer em detalhe cada um dos painéis e respetivos oradores, consulte aqui o Programa da Conferência sobre o Plano Nacional de Formação Financeira 2021-2025.