29 Out 2021

Conferência “Digitalização da Gestão Financeira”

No dia 28 de outubro o IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., o Turismo de Portugal e os supervisores financeiros dinamizaram um webinar sob o tema “Digitalização da Gestão Financeira”, inserido no âmbito da Semana da Formação Financeira 2021.

O webinar teve como público-alvo empreendedores, empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas (MPME), e contou com mais de 1 400 participantes.

O Presidente do IAPMEI, Francisco Sá e o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que abriram a conferência, salientaram a importância da parceria estabelecida com os supervisores financeiros para a promoção da literacia financeira dos gestores de micro, pequenas e médias empresas. Neste contexto, o IAPMEI e o Turismo de Portugal já realizaram este ano 39 ações de formação financeira, totalmente à distância, que envolveram cerca de 2 500 empresários e gestores de micro, pequenas e médias empresas.

Durante a sessão foram abordados os temas de “Ferramentas de apoio à Gestão Financeira”, “Pagamentos Digitais Seguros” e “Cibersegurança nos Negócios”, tendo os oradores respondido a variadas questões colocadas pelo público.

A sessão foi encerrada pelo Administrador da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Rui Pinto, que salientou os benefícios das transformações que a digitalização está a introduzir na sociedade, na economia e no setor financeiro, alertando, porém, para os riscos e desafios que se colocam aos agentes económicos. Neste contexto, é essencial a colaboração entre as empresas e as autoridades financeiras nacionais, traduzindo-se num diálogo aberto, com vista a construírem, em conjunto, as bases para uma transição digital rápida, que assegure o desenvolvimento sustentável e socialmente equitativo.

Se não teve oportunidade de assistir em direto à conferência, reveja aqui a gravação: https://www.youtube.com/watch?v=kshYJD1DFHs.

Conferência “Digitalização da Gestão Financeira”