12 Fev 2014

Concurso Todos Contam: Governador do Banco de Portugal entrega prémios a escolas do Porto e Vila Real

O Governador do Banco de Portugal e Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, Carlos da Silva Costa, desloca-se na próxima quinta-feira, 13 de fevereiro, à Escola Secundária Filipa de Vilhena (Porto) e à Escola Morgado de Mateus (Vila Real) para entregar os prémios da 2.ª edição do Concurso Todos Contam.

O Concurso Todos Contam é organizado anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e pelo Ministério da Educação e Ciência e distingue os melhores projetos de formação financeira a implementar nas escolas portuguesas.

Na 2.ª edição do concurso participaram 11.836 alunos de 49 escolas, num total de 35 projetos candidatos.

Projetos premiados

O projeto “Bem gastar é bem viver”, da Escola Secundária Filipa de Vilhena, foi distinguido como o melhor projeto de formação financeira para o 3.º ciclo do ensino básico. Este projeto prevê a realização de iniciativas sobre planeamento e gestão do orçamento, sobre o sistema financeiro e produtos financeiros básicos, poupança, ética e direitos e deveres. Prevê ainda a realização de uma visita de estudo ao Museu do Papel Moeda e a participação dos alunos em programas da Junior Achievement Portugal.

Ao projeto “Conhecer para Decidir”, da Escola Morgado de Mateus, foi atribuído o prémio de melhor projeto de formação financeira para o ensino secundário. O projeto pretende proporcionar aos alunos do Curso Profissional de Técnico de Restauração a aquisição de conhecimentos, competências e atitudes financeiras essenciais, com base no Referencial de Educação Financeira.

O prémio do 1.º ciclo do ensino básico foi atribuído à Escola Básica do 1º ciclo O Leão de Arroios, do Agrupamento de Escolas Luís de Camões (Lisboa). No 2.º ciclo do ensino básico, foi distinguida a Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos General Serpa Pinto, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães (Viseu). Os prémios para escolas do 1.º e do 2.º ciclos serão entregues brevemente, em data a anunciar.

O Concurso Todos Contam

Em setembro de 2013, o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral da Educação e da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, lançaram a 2.ª edição do Concurso Todos Contam, para premiar os melhores projetos de formação financeira a implementar nas escolas no ano letivo 2013/2014.