24 Out 2019

Comemorações da Semana da Formação Financeira 2019

A Semana da Formação Financeira 2019 decorre entre 28 e 31 de outubro. Participe!

Este ano as atividades estarão concentradas na região de Trás-os-Montes e envolvem jovens em idade escolar, professores e outros formadores, jogadores de futebol, adultos ativos e seniores.

Ao longo da semana estão previstas as seguintes iniciativas:

Iniciativas para escolas

No dia 28 de outubro, os supervisores financeiros, o Ministério da Educação e outros parceiros do Plano di­namizam diversas iniciativas na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança. Ao longo de todo o dia, decorrem nesta escola oficinas de formação financeira temáticas onde os alunos do ensino básico e secundário poderão adquirir conhecimentos financei­ros, através de jogos e atividades lúdicas. Nesta escola terá também lugar a sessão solene de anúncio dos vencedores da 8.ª edição do Concurso Todos Contam, com a presença do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros. Na edição deste ano será atribuído, pela primeira vez, um prémio ao professor que mais se destacou na implementação de projetos de educação financeira.

Paralelamente, as escolas de todo o país estão convidadas a associar-se à Semana da Formação Financeira através da realização de iniciativas de educação financeira dirigidas aos seus alunos e comunidade escolar.

Iniciativas na formação profissional

Ainda no dia 28 de outubro, o Instituto do Emprego e Formação Profissional dinamiza, também em Bragança, uma sessão de divulgação e balanço do programa de formação de formadores, realizado em conjunto com os supervisores financeiros.

Iniciativas para jogadores de futebol

No dia 29 de outubro, o Sindicato de Jogadores promove, com o apoio dos supervisores financeiros, uma sessão de apresentação e discussão dos resultados do inquérito à literacia financeira dos jogadores de futebol, realizado durante o primeiro semestre deste ano. Esta iniciativa terá lugar em Bragança e contará com a presença de ex-jogadores da modalidade.

Iniciativas para a população da região do Norte

Nos dias 30 e 31 de outubro, os nove municípios da Comunidade Intermunicipal de Terras de Trás-os-Montes associam-se, pela primeira vez, à Semana da Formação Financeira, dinamizando várias ações de sensibilização para a promoção da formação financeira da população desta região. Diversas autarquias das Comunidades Intermunicipais do Tâmega e Sousa e do Alto Tâmega vão também realizar iniciativas de sensibilização de diferentes públicos-alvo nos dias 23 e 24 de outubro. Estas iniciativas serão divulgadas na imprensa e rádios locais.

Conheça aqui as escolas, parceiros e municípios que já se associaram às comemorações da Semana da Formação Financeira 2019 e siga no Facebook a página Todos Contam.