09 Jul 2012

Comemoração do Dia Mundial da Poupança

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros decidiu dinamizar a comemoração do Dia Mundial da Poupança que tem lugar anualmente a 31 de outubro, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.
Com esse objetivo, realizar-se-á, a 31 de outubro de 2012, um evento que contará com a participação das entidades que integram as Comissões de Acompanhamento do Plano, onde serão apresentadas diversas iniciativas e projetos de formação financeira.
A poupança desempenha um importante papel na afetação apropriada dos recursos individuais ao longo da vida, na solidez do sistema financeiro e no crescimento económico sustentado.
O desenvolvimento de hábitos de poupança constitui um dos objetivos do Plano Nacional de Formação Financeira. A formação financeira dos cidadãos, ao promover a tomada de decisões informadas, desde o planeamento de despesas e a gestão do orçamento familiar até à escolha de produtos bancários adequados, contribui para motivar a população para a poupança e para o conhecimento das suas possíveis aplicações.
Mais informações em breve.

LogoTODOSCONTAM_DMP

História do Dia Mundial da Poupança

O Dia Mundial da Poupança foi criado em 1924, durante o primeiro congresso do World Society of Savings Banksem Milão, Itália. No final deste congresso, a 31 de outubro, o ProfessorFilippoRavizza declarou este dia como o "Dia Internacional da Poupança". Nas resoluções do Congresso foi decidido que o Dia Mundial da Poupança "deveria ser um dia dedicado à promoção da poupança em todo o mundo".