29 Abr 2013

CNSF entrega prémios do Concurso Todos Contam a escolas do Porto, Cinfães e Poiares

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) entregou à Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo do Porto, ao Agrupamento de Escolas de Cinfães e ao Colégio Salesiano de Poiares os prémios de melhores projetos de formação financeira para o 2.º ciclo do ensino básico, para o 1.º ciclo do ensino básico e o prémio especial do Júri, respetivamente.

A cerimónia de entrega dos prémios teve lugar nas referidas escolas, no passado dia 23 de abril, com a presença do Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, enquanto Presidente do CNSF, do Presidente do Instituto de Seguros de Portugal (ISP), Professor Doutor José Figueiredo Almaça, de um membro do Júri do concurso Todos Contam, a Dra. Maria Emília Brederode Santos, e de representante da Direção-Geral da Educação, a Dra. Rosália Silva.

 

Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo - Prémio para o 2.º ciclo do ensino básico

A cerimónia de entrega do prémio de melhor projeto de formação financeira para o 2.º ciclo do ensino básico à Escola Básica e Secundária de Fontes Pereira de Melo, no Porto, teve início com uma intervenção de boas-vindas, por parte da responsável da escola, Eng.ª Ana Alonso.

Depois desta intervenção, um grupo de alunos do 2.º ciclo do ensino básico cantou uma música original composta especialmente para o evento, sobre a importância da educação financeira.

Seguiram-se as intervenções do Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa e do Presidente do ISP, Professor Doutor José Figueiredo Almaça, que elogiaram todo o trabalho desenvolvido por aquela escola e pelos alunos e professores envolvidos no projeto premiado, destacando a importância de valorizar o trabalho dos professores e de uma boa relação entre alunos e professores. No final destas intervenções, o prémio foi simbolicamente entregue a um aluno representante da equipa do projeto e o Governador do Banco de Portugal incentivou os alunos a participarem em futuros desafios propostos no âmbito do Plano.

Nesta sessão vários alunos de diferentes graus de ensino colocaram diversas perguntas ao Governador do Banco de Portugal.

Agrupamento de Escolas de Cinfães - Prémio para o 1.º ciclo do ensino básico

A cerimónia de entrega do prémio de melhor projeto de formação financeira para o 1.º ciclo do ensino básico ao Agrupamento de Escolas de Cinfães teve início com uma intervenção de boas-vindas, por parte da responsável daquele agrupamento, Dr. Manuel Pereira.

O Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, elogiou o papel daquela escola na formação individual de cada aluno e no desenvolvimento da região e do país. Elogiou ainda os alunos e professores envolvidos no projeto premiado, destacando a importância de valorizar o trabalho dos professores e de uma boa relação entre alunos e professores. Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas ao Governador do Banco de Portugal e ao Presidente do ISP.

No final da sessão, o prémio foi entregue simbolicamente a alguns alunos da escola e o Governador do Banco de Portugal incentivou os alunos a participarem em futuros desafios propostos no âmbito do Plano.

Já após a sessão de entrega de prémios, o Governador do Banco de Portugal foi entrevistado por um grupo de alunos do 9.º ano para a Revista Escolar do Agrupamento de Escolas de Cinfães.

Colégio Salesiano de Poiares - Prémio especial do Júri

A cerimónia de entrega do prémio especial do Júri ao Colégio Salesiano de Poiares teve início com uma intervenção de boas-vindas, por parte do diretor pedagógico da escola, Dr. Paulo Silva.

Seguiu-se a apresentação de uma peça de teatro intitulada “Poupar – uma questão de atitude” criada e dinamizada por um grupo de alunos da escola, sobre a importância da poupança e de uma boa gestão do orçamento familiar, onde foi destacado o papel que os jovens podem ter como portadores de uma mensagem sobre a importância da poupança, junto dos pais e das suas famílias.

O Governador do Banco de Portugal, Dr. Carlos da Silva Costa, felicitou os alunos pela mensagem da peça e elogiou o papel daquela escola na formação individual de cada aluno e no desenvolvimento da região e do país. Elogiou ainda os alunos e professores envolvidos no projeto premiado, destacando a importância de valorizar o trabalho dos professores e de uma boa relação entre alunos e professores.

No final da sessão, o prémio foi entregue simbolicamente a alguns alunos da escola e o Governador do Banco de Portugal incentivou os alunos a participarem em futuros desafios propostos no âmbito do Plano.