03 Jul 2018

CNSF e Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. assinam acordo de cooperação para a promoção da formação financeira na formação profissional

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP) assinaram um Acordo de Cooperação para a promoção da formação financeira na formação profissional, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira.

A cerimónia de assinatura do presente acordo teve lugar a 2 de julho, em Lisboa.

O Acordo celebrado entre os supervisores financeiros e o IEFP visa promover a integração de conteúdos de formação financeira nos percursos formativos dos cursos de formação profissional ministrados pelos centros de emprego de todo o país, aproveitando a distribuição regional destes centros e reforçando assim a capilaridade das iniciativas do Plano.

Os supervisores financeiros e o IEFP reconhecem que a integração de conteúdos de formação financeira nos cursos de formação profissional de adultos e jovens proporciona a aquisição de competências para a sua melhor integração no mercado de trabalho.

Para o IEFP é importante que a formação possa também qualificar as pessoas através do desenvolvimento de competências transversais, das quais os temas financeiros constituem uma vertente essencial.

Para o CNSF trata-se de uma parceria fundamental para potenciar o efeito multiplicador da formação financeira, num contexto económico e tecnológico em que é exigido cada vez mais às pessoas que estejam capacitadas para uma gestão ativa da sua situação profissional, seja enfrentando a diminuição de rendimentos, seja por exigência de mobilidade.

A implementação do presente Acordo tem como linhas de ação a realização de sessões de formação financeira dirigidas aos formadores dos centros de formação profissional; o apoio a iniciativas de formação financeira que, posteriormente, venham a ser desenvolvidas por estes; a divulgação junto da rede nacional de centros de formação profissional da importância da inclusão dos conteúdos de formação financeira nos percursos formativos; e a colaboração na produção de materiais adequados às diversas iniciativas.