27 Out 2023

CMVM e Direção-Geral da Educação realizam webinar sobre digitalização nos serviços financeiros

A Direção-Geral da Educação (DGE) e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), dinamizaram, no dia 9 de outubro, o webinar “Digitalização nos serviços financeiros: os criptoativos e a importância das redes sociais na tomada de decisão”, no âmbito da participação do Plano Nacional de Formação Financeira na Semana Mundial do Investidor (SMI).

Se não teve oportunidade de assistir ao webinar em direto, pode ver aqui a sua gravação: https://www.youtube.com/watch?v=iud2PamXPC8.

Este webinar, que foi transmitido através das redes sociais da DGE e dos canais de YouTube da DGE e da SMI e visualizado por cerca de 260 participantes, teve como objetivo sensibilizar os professores e jovens em idade escolar para a utilização segura dos canais digitais no acesso a produtos e serviços financeiros e para os enviesamentos comportamentais que existem decorrentes dessa utilização.

A abertura do webinar coube à Subdiretora-Geral da Educação, Eulália Alexandre, e ao Administrador do Conselho de Administração da CMVM, Juliano Ferreira, tendo ambos reconhecido a importância de promover a educação financeira junto dos jovens como um dos meios mais eficientes para capacitar as gerações mais novas com uma cultura financeira que lhes permita desenvolver comportamentos e atitudes adequados para reponder aos diferentes desafios que vão enfrentar ao logo da vida.

O Administrador da CMVM chamou a atenção para a tendência atual de aumento do número de investidores em camadas cada vez mais jovens da população, que respondem ao apelo de novos produtos financeiros e de rendibilidades mais elevadas, não significando esta maior exposição aos canais digitais ao aumento efetivo dos níveis de literacia financeira.

Seguiu-se a intervenção da Assessora do Conselho de Administração da CMVM e membro da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, São Igreja, que fez uma breve resenha da importância das competências digitais na formação de crianças e jovens, em linha com o Referencial de competências de literacia financeira para crianças e jovens da União Europeia, recentemente publicado.

No painel que se seguiu, subordinado ao tema da importância das redes sociais e enviesamentos comportamentais na decisão de investimento e principais riscos associados ao investimento em criptoativos, o Diretor do Departamento de Supervisão de Mercados, José Manuel Barros abordou as questões relativas às mudanças comportamentais das gerações mais novas e o seu impacto nas decisões de investimento. O técnico do Departamento Internacional e de Política Regulatória, João Vieira dos Santos, referiu as principais caraterísticas e riscos dos criptoativos e a nova regulamentação europeia. Por sua vez, o Assessor do Conselho de Administração da CMVM, Victor Mendes, abordou os cuidados a ter na utilização de plataformas de negociação online, em particular as técnicas de marketing a que recorrem para explorar o comportamento dos investidores.

Consulte aqui o programa da sessão e os seus oradores