12 Out 2023

CMVM e Autoridade Tributária e Aduaneira realizam webinar sobre fiscalidade de produtos financeiros

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), no âmbito das atividades do Plano Nacional de Formação Fimanceira, realizaram no passado dia 3 de outubro um webinar sobre A fiscalidade dos produtos financeiros para pessoas singulares”, enquadrado nas iniciativas da Semana Mundial do Investidor.

Este webinar, que foi transmitido pelo canal Youtube da Semana Mundial do Investidor e contou com mais de 160 visualizações, teve como objetivo dar a conhecer o atual regime fiscal aplicável a produtos financeiros e sensibilizar para o seu impacto nas decisões de investimento e na rendibilidade associada a esses produtos.

A Administradora da CMVM, Teresa Gil, sublinhou que as competências relativas aos impostos são uma vertente importante da literacia financeira, o que é bem evidenciado no Referencial de Literacia Financeira para adultos da União Europeia, publicado no ano passado pela Comissão Europeia e pela Rede Internacional de Educação Financeira da OCDE (OCDE/INFE). Nessa medida, é fundamental o conhecimento dos traços essenciais dos principais impostos e do tratamento fiscal aplicável aos diferentes produtos financeiros, porquanto a tomada de decisões de investimento e desinvestimento adequadas, implica, entre outros, o conhecimento dos custos associados, entre os quais se incluem os relativos aos impostos.

De seguida, a Subdiretora Geral da área de Gestão Tributária, Helena Martins, fez uma apresentação em que abordou os conceitos gerais relativos à tributação em IRS, após o que expôs com detalhe o regime fiscal aplicável a diversos produtos financeiros, incluindo ações, obrigações, fundos de investimento, planos de poupança, depósitos a prazo, títulos de dívida pública e seguros de vida. Foi também descrito o regime fiscal aplicável aos rendimentos dos criptoativos, introduzido recentemente no Código do IRS.

Sobre a Semana Mundial do Investidor

A Semana Mundial do Investidor é uma iniciativa da IOSCO, a organização internacional de reguladores na área dos valores mobiliários, que decorre em todo o mundo na primeira semana de outubro de cada ano.  Em Portugal, a organização desta iniciativa está a cargo da CMVM, que a desenvolve em cooperação com um conjunto alargado de parceiros estratégicos. Em 2023 a Semana Mundial do Investidor decorre entre dias 2 e 10 de outubro com várias iniciativas, que pode consultar no respetivo programa em https://smiportugal.pt/.