05 Abr 2019

CMVM comemora Global Money Week 2019

A CMVM celebrou a Global Money Week, pelo sétimo ano consecutivo, associando-se nesta edição de 2019 ao Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente, o qual engloba 17 escolas.

Na Escola da Comeira, na Marinha Grande, cerca de 130 alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico envolveram-se num conjunto de iniciativas lúdico-didáticas sobre temas financeiros. Um grupo de alunos do ensino pré-escolar declamou rimas criadas especialmente para esta celebração.  Por seu turno, outro grupo de alunos, desta vez do 1.º ciclo, entoou diversas canções, com música e letra originais também criadas especialmente para a ocasião. As canções foram acompanhadas por um momento de dança, interpretado por três alunas. Por fim, alunos do 4.º ano representaram uma pequena peça de teatro, interpretando diversos personagens – a mãe, a filha, a colega da escola, o carteiro, e outros – tendo em vista recriar situações alusivas à poupança e à gestão do orçamento familiar. Estava ainda patente na Ludoteca da escola uma exposição dos trabalhos realizados até à data pelos alunos, no âmbito do projeto de educação financeira que abrange todas as escolas deste agrupamento.

De salientar que a preparação desta iniciativa contou com a colaboração de toda a comunidade escolar, incluindo pais de alunos que também se envolveram na conceção dos momentos lúdicos apresentados.

Recorda-se que o Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente recebeu duas menções Honrosas na 7.ª Edição do Concurso Todos Contam (ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico).

Estiveram presentes nesta iniciativa, entre outros, a representante da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Maria Igreja, a Vereadora da Câmara Municipal da Marinha Grande com o pelouro da Educação, Célia Guerra, representantes da Direção do Agrupamento, Pedro Lopes e Susana Fonseca, as Coordenadoras dos Departamentos do pré-escolar e do 1.º ciclo, Idalina Armindo e Elza Santos e as professoras coordenadoras dos projetos vencedores das Menções Honrosas, Danielle Gonçalves e Elvira Cruz.

A CMVM e os alunos do Agrupamento de Escolas da Marinha Grande Nascente juntaram-se assim às comemorações da Global Money Week, uma iniciativa da Child and Youth Finance International, que este ano decorreu entre 25 e 31 de março sob o lema Learn.Save.Earn.” (“Aprende. Poupa. Ganha”), a qual pretende sensibilizar os jovens de todo o mundo para a importância do dinheiro e da poupança e que desde 2012 já envolveu mais de 32 milhões de jovens de 169 países.