26 Mar 2024

CMVM, ASF, CFA Society e Euronext Lisbon juntam-se para celebrar Global Money Week com alunos do ensino secundário

No âmbito da Global Money Week 2024, que decorreu entre 18 e 24 de março, a CMVM organizou em parceria com a ASF, a Eurontex Lisbon e a CFA Society Portugal, uma ação de formação e de sensibilização para 65 alunos e cinco professores da Escola Secundária Francisco de Holanda, de Guimarães.

A iniciativa, intitulada "Protege o teu dinheiro, assegura o teu futuro" decorreu na CMVM no dia 21 de março.

A sessão iniciou com as boas-vindas de Inês Drumond, Vice-Presidente da CMVM, que aproveitou para sublinhar a importância da educação financeira nas escolas. Seguiu-se um jogo, que desafiou os conhecimentos dos alunos e motivou a interação entre eles e com as entidades organizadoras da iniciativa. Este jogo foi dinamizado por José Manuel Barros, Diretor do Departamento de Supervisão de Mercados da CMVM, Lucélia Fernandes, Coordenadora do Núcleo de Comunicação com o Consumidor e Literacia Financeira da ASF, e Sandra Machado, Diretora de Comunicação da Euronext Lisbon.

Foi também dinamizado  um debate entre os alunos e professores da Escola Secundária Francisco de Holanda sobre o Plano de Aula do Todos Contam "Saber mais para investir melhor", no qual foram apresentadas as principais conclusões do estudo desenvolvido em sala de aulas. E ainda houve tempo, no intervalo, para os alunos trocarem impressões sobre a primeira parte desta sessão e fazer networking com as instituições representadas neste evento.

Na terceira parte um painel de oradores composto por António Miranda, do Departamento Internacional e de Política Regulatória da CMVM, e Gonçalo Garcia, da CFA Society Portugal, juntamente com os dinamizadores das restantes atividades, abordaram o tema Poupar hoje, investir no futuro com segurança”.

A moderação da sessão esteve a cargo de São Igreja, representante da CMVM na Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira.

A sessão terminou com o Toque do Sino, momento simbólico do encerramento diário da bolsa de valores.