15 Jul 2022

CCDR-Norte e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dinamizam sessão de formação financeira sobre gestão da poupança

Teve lugar no passado dia 14 de julho a sessão sobre a Gestão da Poupança, ministrada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), que contou com mais de 130 participantes, incluindo presidentes de juntas de freguesia, técnicos das autarquias locais com gabinetes de apoio social, de apoio ao consumidor ou de apoio ao empreendedorismo, técnicos das entidades intermunicipais e de outras entidades com responsabilidades sociais da região Norte.

Na sessão foram abordados os temas da gestão do orçamento familiar, da importância da poupança e as suas aplicações, a prevenção da fraude, os riscos dos produtos de investimento e os atuais desafios nos mercados financeiros, como seja a digitalização, a gamificação, o papel das redes sociais e os criptoativos.

Na abertura dos trabalhos, realizados por videoconferência, o Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), Beraldino Pinto, sublinhou a importância destas sessões de formação na promoção dos conhecimentos, atitudes e comportamentos financeiros adequados para a gestão das finanças pessoais da população local, tendo aproveitado para reforçar o empenho desta entidade na cooperação com Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF).  

A formação foi assegurada pela representante da CMVM na Comissão de Coordenação do PNFF, Maria Igreja, pelo Diretor do Departamento de Supervisão dos Mercados, José Manuel Barros, e pelos colaboradores da CMVM, António Miranda e Gabriela Branco.

A sessão sobre a Gestão da Poupança  foi a segunda do Plano de Capacitação Financeira da Região Norte, promovido pela CCDR-Norte e pelos supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários).

O Plano de Capacitação tem como objetivo esclarecer e dotar os técnicos das autarquias de conhecimentos sobre temas de finanças pessoais de particular interesse para os públicos finais com quem trabalham, nomeadamente grupos vulneráveis (desempregados, beneficiários de apoios sociais, jovens adultos com baixa escolaridade, imigrantes, reformados com baixos níveis de rendimento), mas também a população em geral.

A terceira sessão de formação, sobre hábitos de precaução e resiliência financeira, será dinamizada pela ASF a 22 de setembro. Saiba aqui como se inscrever.

SOBRE O PROTOCOLO COM A CCDR-NORTE

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e a CCDR-Norte celebraram, em 2017, um protocolo de colaboração para elevar o nível de conhecimentos financeiros da população na Região Norte e promover a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

Para atingir este objetivo, os supervisores financeiros e a CCDR-Norte contam com o apoio das autarquias locais enquanto parceiros fundamentais para assegurar a capilaridade territorial das ações a desenvolver dada a sua proximidade às populações das respetivas áreas geográficas.

CCDR-Norte e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dinamizam sessão de formação financeira sobre gestão da poupança