28 Set 2018

Caderno de Educação Financeira para o 3.ºciclo

O Caderno de Educação Financeira 3, dirigido a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, foi apresentado numa cerimónia pública que teve lugar no Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, em Lisboa.

A publicação do Caderno de Educação Financeira 3 constitui uma etapa fundamental da estratégia de implementação da educação financeira nas escolas, completando assim a oferta de materiais pedagógicos dirigidos ao ensino básico, que inclui os Cadernos de Educação Financeira 1 e 2 para os 1º e 2º ciclos do ensino básico, respetivamente. Estes cadernos têm como objetivo apoiar alunos e professores na abordagem dos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para cada ciclo de ensino.

No terceiro caderno, o Tomás e a Clara, agora já mais crescidos e com maior nível de conhecimentos financeiros, planeiam uma aventura com os seus amigos. Enquanto finalistas do ensino básico começam por fazer o orçamento para um acampamento de verão. Com a ajuda dos professores, os seis amigos debatem temas como a “Poupança”, o “Crédito”, os “Seguros” e o “Sistema financeiro”.

A cerimónia de lançamento do novo caderno contou com a presença do Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Educação, Jorge Sarmento Morais, da Vice-Governadora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, do Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, José Figueiredo Almaça e da Vice-Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Filomena Oliveira.

Estiveram também presentes o Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, a Presidente do Júri do Concurso Todos Contam, Isabel Alçada, a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva, e a diretora do Agrupamento de Escolas Fernando Pessoa, Cláudia Torres, que apresentou um testemunho da implementação nas escolas deste agrupamento dos cadernos para o 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

A abertura da cerimónia foi realizada pelo diretor Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda, e contou com um momento musical dinamizado pelo Grupo 7.ª escala da Escola Básica Homero Serpa, do Agrupamento de Escolas Francisco de Arruda.

A publicação dos Cadernos de Educação Financeira resulta de uma parceria estabelecida, no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre os supervisores financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), o Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação) e quatro associações do setor financeiro (APB – Associação Portuguesa de Bancos; APS – Associação Portuguesa de Seguradores; APFIPP – Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e ASFAC – Associação de Instituições de Crédito Especializado).