16 Mai 2024

Banco de Portugal entregou prémio do Concurso Todos Contam ao Agrupamento de Escolas do Cadaval

No dia 8 de maio, a Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou ao Agrupamento de Escolas do Cadaval o prémio de melhor projeto para o 2.º ciclo do ensino básico, da 12.ª edição do Concurso Todos Contam.

O Agrupamento de Escolas do Cadaval, venceu a 12.ª edição do Concurso Todos Contam com o projeto “Contigo, @ contar para o futuro”. Este projeto inclui atividades letivas e lúdicas destinadas a promover a educação financeira de cerca de 150 alunos, da educação pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Estas atividades são implementadas de forma transversal em várias disciplinas.

A cerimónia de entrega do prémio contou com as intervenções do diretor do Agrupamento de Escolas do Cadaval, Paulo Henriques, do presidente da Câmara Municipal do Cadaval, José Bernardo Nunes, da presidente da Comissão de Coordenação do Plano Nacional de Formação Financeira, Ana Venâncio, e da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva.

Durante a cerimónia, as professoras responsáveis pelo projeto premiado apresentaram as iniciativas já implementadas e um grupo de alunos realizou diversas atividades, incluindo declamação de poesia e dois momentos musicais, um dos quais intitulado “O Rock da Poupança”.

Na sua intervenção, a Administradora do Banco de Portugal Francisca Guedes de Oliveira congratulou os alunos, os docentes e toda a comunidade escolar pela qualidade do projeto apresentado a concurso. Reiterou também o compromisso do Banco de Portugal e dos restantes supervisores financeiros com a promoção da educação financeira nas escolas.

Sobre o Concurso Todos Contam

O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.

A 12.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 43 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 7500 alunos de 63 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas 5 candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.