25 Mar 2024

Banco de Portugal e CFA Portugal anunciam concurso de literacia financeira “O meu futuro financeiro” para universitários

No âmbito da Global Money Week 2024, o Banco de Portugal e a CFA Society Portugal anunciaram que vai ser lançado o concurso de literacia financeira “O meu futuro financeiro”, dirigido a estudantes universitários.

O concurso “O meu futuro financeiro” é uma iniciativa conjunta do Banco de Portugal e da CFA Society Portugal e pretende contribuir para elevar o nível de conhecimentos financeiros dos estudantes universitários e promover a adoção de atitudes e comportamentos financeiros adequados.

Neste concurso, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar temas de literacia financeira: planear despesas e gerir um orçamento, poupar e criar um fundo de reserva para imprevistos, recorrer ao crédito de forma responsável ou ainda prevenir fraudes na utilização de produtos financeiros nos canais digitais. O objetivo é que os estudantes desenvolvam competências essenciais para gerir adequadamente as suas finanças pessoais desde o início da vida ativa.

A participação no concurso será aberta a todos os estudantes universitários matriculados em cursos do ensino superior no ano letivo 2024/2025, independentemente das áreas de estudo. Mais informações serão divulgadas em breve no Portal do Cliente Bancário.

O anúncio deste concurso teve lugar no ISEG-Lisbon School of Economics and Management, em Lisboa, por ocasião de um workshop sobre finanças pessoais, dinamizado pelo Banco de Portugal e pela CFA Society Portugal, a 21 de março, para assinalar a Global Money Week 2024.