28 Mar 2019

Banco de Portugal comemora Global Money Week 2019

O Banco de Portugal associou-se à Global Money Week, pelo sétimo ano consecutivo, uma iniciativa mundial de sensibilização dos jovens para a importância do dinheiro e da poupança, que, em 2019 se comemora sob o lema “Learn.Save.Earn.” (“Aprende. Poupa. Ganha”). O Banco de Portugal centrou as comemorações na sua Filial do Porto, que se estenderam também a outros pontos do país.

No dia 26 de março, o Banco de Portugal realizou, na sua Filial, no Porto, uma sessão para alunos da Escola Profissional Vértice (de Paços de Ferreira). Um total de 53 alunos do ensino secundário participaram em diversas atividades, destacando-se a participação no jogo “Equilibra o orçamento”, cujo objetivo principal é o explicar a importância da gestão do orçamento familiar.

A sessão contou ainda com uma apresentação da peça de teatro “A família moedas” e o jogo de tabuleiro “Vértice Financeiro”, trabalhos desenvolvidos pela Escola Profissional Vértice, pelos quais recebeu uma menção honrosa na 7.ª edição do Concurso Todos Contam.

Nesta ocasião, os alunos puderam também ficar a conhecer alguns serviços prestados ao público pelo Banco de Portugal, nomeadamente as máquinas de troco e destroco de moedas .

Durante toda a semana da Global Money Week, que decorreu entre 25 e 31 de março, o Banco de Portugal, através da sua Rede Regional, dinamizou sessões de formação financeira em escolas dos distritos de Leiria, Faro, Porto, Viseu e da Região Autónoma dos Açores. Nestas sessões participaram alunos de todas as idades e discutiram-se diversos temas de formação financeira, incluindo a gestão do orçamento familiar, a importância da poupança, o recurso responsável ao crédito, a utilização segura dos canais digitais e a compreensão do sistema financeiro.