04 Mai 2017

ASF entrega prémio ao Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa

A ASF entregou o prémio do Concurso Todos Contam para o ensino secundário ao agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa.

O prémio foi entregue pelo Presidente da ASF, José Figueiredo Almaça, em nome do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros.

Na ocasião o Presidente da ASF elogiou a qualidade do projeto de educação financeira do agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa, salientando o facto de o projeto vencedor envolver vários ciclos de ensino, o que é demonstrativo do empenho da escola em envolver toda a comunidade escolar.

A sessão de entrega do prémio contou ainda com a presença de representantes dos supervisores financeiros e da Direção Geral da Educação.

Sobre o projeto vencedor

O projeto “Pioneiros a poupar, conseguem inovar” do Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa destina-se aos alunos do ensino secundário, envolvendo também alunos da educação pré-escolar e do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Os conteúdos a abordar no âmbito do projeto têm por base o Referencial de Educação Financeira, incluindo os seguintes temas: planeamento e gestão do orçamento, sistema e produtos financeiros básicos, poupança, crédito, ética e direitos e deveres.

O plano de atividades do projeto inclui, entre outras, as seguintes atividades:

  • Comemoração do Dia da Formação Financeira, através da participação nas ati¬vidades do Plano Nacional de Formação Financeira;
  • Formação financeira dos professores, com base nos vídeos da plataforma de e-learning Todos Contam;
  • Formação financeira dos alunos do agrupa¬mento, nomeadamente através dos vídeos da plataforma de e-learning Todos Contam, de apresentações sobre sistema financeiro, impostos e fraude e da preparação do quizz “A tua Literacia Financeira”;
  • Dinamização de um projeto de redução de custos energéticos, nomeadamente através da instalação de painéis fotovoltaicos de autoconsumo direto e de painéis solares térmicos para aquecimento de águas e da substituição de lâmpadas;
  • Desenvolvimento de um sistema de aproveitamento de águas pluviais;
  • Construção de caixotes para a reciclagem na escola e implementação de compostagem com aproveitamento de resíduos orgânicos;
  • Criação de um livro (livro e eBook) com uma compilação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e com uma explicação dos aspetos económico-financeiros de cada capítulo.

O projeto é implementado de forma transversal, em diversas disciplinas.