27 Mar 2024

ASF comemora Global Money Week 2024

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) participou, uma vez mais, na Global Money Week (GMW), uma campanha internacional de sensibilização de crianças e jovens para questões financeiras. Em 2024, esta iniciativa decorreu entre os dias 18 de 24 de março, sob o lema “Protege o teu dinheiro, assegura o teu futuro” (“Protect your money, secure your future”).

A edição deste ano da GMW visava sensibilizar os jovens e crianças para uma gestão segura do dinheiro sublinhando, em particular, a importância de adotar comportamentos responsáveis e informados na gestão das finanças pessoais, alertando também para a exposição das gerações mais jovens à fraude digital.

Confira abaixo as atividades desenvolvidas pela ASF no âmbito desta iniciativa.

Atividade “5 dias, 5 desafios!”

A ASF desenvolveu um questionário para alunos do ensino secundário, no qual se abordaram questões relacionadas com a poupança e a fraude digital. O questionário confrontava os jovens com diferentes cenários de poupança, permitindo-lhes definir objetivos para o curto, médio e longo prazo. Para além disso, exploraram-se ainda diferentes cenários relacionados com a exposição a diferentes tipos de fraude digital, de forma que se identificasse o tipo de fraude que estava em causa e se definissem formas de prevenção adequadas. Responderam a este questionário 155 alunos da Escola Secundária de Sampaio, em Sesimbra.

Na segunda parte da atividade foi realizada, no dia 20 de março, uma sessão com cerca de 50 alunos, para apresentação dos resultados do questionário e esclarecimento de dúvidas.

Participação na atividade “Poupar hoje, investir no futuro com segurança”

No dia 21 de março, a ASF participou na atividade “Poupar hoje, investir no futuro com segurança”, que teve lugar nas instalações da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). A ASF dinamizou, em conjunto com os restantes parceiros nesta atividade (CMVM, Euronext e CFA Portugal) um questionário que abordou questões relacionadas com a poupança de longo prazo, os seguros e a fraude digital.

Na segunda parte da atividade, a ASF apresentou aos jovens presentes os seus projetos e campanhas mais recentes, nomeadamente o “Descodificador” e a campanha de segurança digital “Não te deixes ir com a maré”.

Participaram nesta sessão cerca de 60 alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda, de Guimarães.

Campanha para as redes sociais “Protege o teu dinheiro, assegura o teu futuro”

A ASF lançou também uma campanha para as suas redes sociais, Facebook e Instagram, que abordou os temas da fraude digital e da poupança de longo prazo.

Os conteúdos sobre a fraude digital tiveram como objetivo alertar os mais jovens para situações de fraude a que podem estar expostos, identificando alguns dos principais sinais a que devem estar atentos e ainda os comportamentos que devem adotar para uma navegação digital segura.  Já os conteúdos sobre a poupança de longo prazo, pretenderam sensibilizar e incentivar os jovens a refletir sobre a aplicação do seu dinheiro numa ótica de médio e longo prazo, desafiando-os a definir os seus objetivos de poupança e a desenvolver estratégias para os concretizar. 

Aceda aos conteúdos da campanha no Instagram e Facebook da ASF.

Sobre a GMW

Aceda ao microsite da Global Money Week em Portugal aqui.

Aceda ao site oficial da Global Money Week aqui