22 Mar 2021

Arrancou mais uma edição da GMW em Portugal

A Global Money Week (GMW), uma campanha internacional de sensibilização dos jovens para a importância das questões financeiras que decorre entre os dias 22 e 28 de março, sob o lema “Take care of yourself, take care of your money” (Cuida de ti, cuida do teu dinheiro), arrancou hoje em Portugal com a realização pelos três supervisores financeiros do webinar de lançamento das iniciativas da semana.

Coordenada em Portugal pelo Plano Nacional de Formação Financeira (PNFF), a GMW inclui a realização de um número significativo de atividades de educação financeira dirigidas a crianças e jovens de todo o país, que decorrem ao longo da semana e são dinamizadas pelos três supervisores - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), Banco de Portugal e CMVM -, pelas escolas e entidades parceiras. Conheças essas atividades aqui.

Cerca de 100 escolas de todas as regiões do país, incluindo Açores e Madeira, irão desenvolver atividades de educação financeira, envolvendo um número aproximado de 7.000 alunos dos vários ciclos de ensino, desde o pré-escolar ao secundário. As iniciativas a dinamizar pelas escolas incluem, entre outras, aulas, debates, jogos, webinars, concursos de vídeos e de cartazes, realização de spots de rádio, elaboração de músicas, contos, poemas e artigos, os quais incidem sobre temas como sejam os canais digitais, a importância da poupança, saber como investir, planeamento e a gestão do orçamento, recurso ao crédito e seguros.

O PNFF vai igualmente promover dois debates online subordinados aos temas “Canais digitais, riscos reais” e “Poupança é segurança”, em que participam 8 escolas e que envolveu o trabalho de professores com cerca de 400 alunos do ensino secundário.

No webinar de lançamento da GMW em Portugal participaram o Coordenador internacional da Global Money Week ao nível da OCDE/INFE, José Alexandre Cavalcanti Vasco, representantes dos três supervisores financeiros, Lúcia Leitão do Banco de Portugal, Maria Igreja, da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Eduardo Farinha Pereira, da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e ainda a representante do Ministério da Educação, Maria João Horta, Subdiretora-Geral da Educação

Participaram também várias entidades parceiras do Plano que têm vindo a desenvolver ao longo dos últimos anos iniciativas de relevo na área da formação financeira dos jovens e ainda a Professora vencedora do Prémio Professor na 9ª. Edição do Concurso Todos Contam.

A Fundação Dr António Cupertino de Miranda, a DECO-Associação para a Defesa do Consumidor, a Associação Portuguesa de Bancos (APB), a Associação de Instituições de Crédito Especializado (ASFAC) e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) aderiram às comemorações da GMW 2021 com diversas iniciativas que envolvem a participação de cerca de 6.500 alunos de escolas de todo o país.