23 Mar 2016

Alunos do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul participam na Global Money Week

No âmbito da Global Money Week 2016, os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário do Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul participaram num conjunto de sessões de formação dinamizadas pelo Plano sobre temas do Referencial de Educação Financeira: a gestão do orçamento e a importância da poupança, cuidados a ter com cartões de crédito, conhecer os seguros e o sistema financeiro.

Cerca de 290 alunos estiveram envolvidos nestas sessões, que tiveram lugar no dia 17 de março.

As atividades tiveram início com uma sessão conjunta, em os alunos do 1.º ciclo do ensino básico apresentaram uma peça de teatro sobre a importância de poupar, com o título “Poupa”, e os alunos do 2.º ciclo tocaram músicas de autores conhecidos. Os alunos foram depois divididos em grupos, para participar em 10 sessões temáticas, sobre cinco temas diferentes, que decorreram ao longo do dia.

Na sessão dedicada à gestão do orçamento, intitulada “Grão a grão enche a galinha o papo”, os alunos assistiram a um vídeo sobre a compra por impulso e discutiram a diferença entre necessidades e desejos e discutiram os aspetos a ter em conta quando se elabora um orçamento.

O tema da poupança e suas aplicações foi discutido na sessão intitulada “Não coloques os ovos todos no mesmo cesto”. Os alunos discutiram a importância de poupar e de conhecer os riscos dos diferentes produtos financeiros de aplicações da poupança.

“Quem não tem dinheiro, não tem vícios” foi o título da sessão dedicada aos cartões de crédito, onde os alunos discutiram as diferenças entre os vários tipos de cartões de pagamento e assistiram a um vídeo sobre cuidados a ter na utilização dos cartões de crédito.

Na sessão sobre seguros, intitulada “O seguro morreu de velho”, os alunos participaram no jogo “Quem quer aprender”, com perguntas e respostas sobre este tema.

“Às voltas com o euro” foi o título da sessão dedicada ao sistema financeiro e ao conhecimento das notas de euro, onde os alunos assistiram a um vídeo sobre o funcionamento do eurosistema, debateram o papel dos bancos e da moeda, e puderam comparar notas de euro verdadeiras com notas contrafeitas.