31 Mar 2016

Alunos de escolas de Santa Iria da Azóia e Foros de Salvaterra visitam a CMVM e a Euronext

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e a Euronext receberam nas suas instalações a visita de cerca de 50 alunos de duas escolas que receberam menções honrosas na 4ª edição do Concurso “Todos Contam”. No âmbito das comemorações da Global Money Week, alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Santa Iria da Azoia e da educação pré-escolar do Centro de Bem Estar Social de Foros de Salvaterra participaram em sessões de formação sobre o funcionamento da Bolsa, os mercados financeiros, a CMVM e a importância da poupança.

A visita iniciou-se na CMVM com duas sessões de formação distintas que decorreram em simultâneo. Uma sessão foi direcionada aos alunos do ensino secundário, em que se abordou o papel de supervisão da CMVM, os mercados financeiros e a importância da poupança, com enfoque nas ações e obrigações como instrumentos de poupança. A outra sessão foi dirigida aos alunos da educação pré-escolar e incluiu a visualização de um filme sobre a necessidade de equilibrar necessidades e desejos, tendo os alunos realizado ainda jogos de natureza didática sobre o dinheiro.

Na Euronext os dois grupos de alunos participaram numa sessão conjunta sobre o funcionamento da Bolsa e a forma como esta pode financiar o tecido empresarial.

A Global Money Week é uma iniciativa internacional de sensibilização de crianças e jovens para a importância das questões financeiras coordenada e liderada pela Child and Youth Finance International, que conta com o apoio de diversas entidades internacionais, incluindo o Secretário-Geral das Nações Unidas. Em 2016, esta iniciativa teve como lema “Take part. Save smart!”.