24 Abr 2017

Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães recebe Prémio Especial pela continuidade do projeto de formação financeira

O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto recebeu, no dia 20 de abril, o prémio Especial do Júri, atribuído pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF) na 5.ª edição do Concurso Todos Contam. Esta distinção vem premiar a continuidade que o projeto de formação financeira tem tido no Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto ao longo dos anos, sendo esta a quarta vez que o agrupamento é premiado no Concurso Todos Contam.

O prémio foi entregue pela Administradora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, em representação do Governador do Banco de Portugal e Presidente do CNSF, Carlos da Silva Costa. A cerimónia teve lugar em Cinfães e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

Na ocasião, a Administradora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, felicitou o Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto pela capacidade de preparar os seus alunos para a vida adulta, com um nível de excelência que tem sido premiado ao longo dos anos no Concurso Todos Contam, sendo um exemplo inspirador para as escolas de todo o país. O Secretário de Estado da Educação, João Costa, salientou que a escola deve dar aos alunos ferramentas para compreenderem o mundo que os rodeia, através da educação para a cidadania, sublinhando que a educação financeira é uma das competências fundamentais dessa formação transversal que os jovens devem ter para uma cidadania plena.

A sessão teve início com uma mensagem de boas-vindas do Diretor do Agrupamento, Manuel Pereira, do Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Jorge Ventura, e do Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Dr. Armando Mourisco. Seguiram-se intervenções da representante da Direção-Geral da Educação, Rosália Silva, e da Presidente da Comissão de Coordenação do Plano, Lúcia Leitão.

Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico do Agrupamento dinamizaram depois uma peça de teatro em verso sobre a importância dos pais transmitirem aos filhos o valor da poupança.

Após a entrega do prémio aos professores envolvidos no projeto, a sessão foi encerrada com intervenções da Administradora do Banco de Portugal, Elisa Ferreira, e do Secretário de Estado da Educação, João Costa.

SOBRE O PROJETO VENCEDOR

O projeto “Todos Contam – Educação Financeira e Tributária” do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto de Cinfães envolve alunos do 3.º ciclo do ensino básico.

O plano de atividades do projeto inclui a dinamização de uma sessão de esclarecimento sobre “Gerir e poupar” no âmbito das “Consumers.Talks” promovidas pela DECO, a dinamização da Feira de S. Martinho, com compra e venda de produtos, a apresentação de uma pequena peça de teatro baseada nas temáticas financeiras e a implementação de ciclos de aprendizagem sobre conceitos de educação financeira e tributária, através da visualização de vídeos, análise e debate de ideias e resolução de fichas formativas.

O projeto integra-se no currículo das disciplinas de educação cívica e ambiental, matemática, português, tecnologias de informação e comunicação, educação visual, comunicação e expressão dramática. Inclui ainda algumas atividades extracurriculares.