12 Jun 2025
Agrupamento de Escolas de Cinfães distinguido com Prémio de Continuidade
A vice-presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Inês Drumond, em representação do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, entregou, no dia 6 de junho, o “Prémio de Continuidade” ao Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, em Cinfães.
O projeto vencedor, intitulado “Trabalhar e amealhar para o Futuro (da Família) assegurar”, envolveu sete escolas e 614 alunos (252 da educação pré-escolar e 362 do 1.º ciclo do ensino básico). Aborda os temas do planeamento e gestão do orçamento, poupança e sistemas e produtos financeiros básicos e integra ainda sugestões de atividades com materiais recicláveis para reforçar a ligação entre educação financeira e sustentabilidade. Na implementação do projeto foram envolvidas também as famílias, para, através de sessões de leitura, partilhas de experiências, debates, ações de formação e sensibilização, promover a literacia financeira na comunidade educativa.
A cerimónia de entrega do Prémio, que decorreu no auditório municipal, contou com a presença de cerca de 100 alunos da Escola Básica de Cinfães, pais e encarregados de educação, professores e assistentes operacionais, e com as intervenções dos presidentes do Agrupamento de Escolas, Manuel Pereira, e do Conselho Geral, Jorge Ventura, da professora Irene Ramos, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Serafim Rodrigues.
Na sua intervenção, a vice-presidente do Conselho de Administração da CMVM felicitou os alunos, os professores e o diretor do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto pela dinamização da literacia financeira, destacando a importância do trabalho contínuo e transversal aos vários níveis de ensino. Salientou ainda a relevância da avaliação de impacto das iniciativas que visam promover a literacia financeira e que vão sendo implementadas, nomeadamente para permitir fazer eventuais ajustamentos que se traduzam num aumento da eficácia dessas mesmas iniciativas. E este Agrupamento está numa posição privilegiada para o fazer, tendo em conta o trabalho contínuo que tem vindo a desenvolver nesta área.
Distinguido pela quarta vez com o “Prémio de Continuidade” (2017, 2018, 2023 e 2024), o Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, de Cinfães, recebeu ao longo das 13 edições do Concurso Todos Contam 12 “Prémios Escola” e um “Prémio Professor(a)”.
Sobre o Concurso Todos Contam
O Concurso Todos Contam é promovido anualmente pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) em colaboração com o Ministério da Educação, Ciência e Inovação, com o objetivo de premiar os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas.
A 13.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 72 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolveram mais de 14 400 alunos de 119 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e da Região Autónoma dos Açores. Foram também submetidas quatro candidaturas ao “Prémio Professor(a)”.