26 Out 2020

9.ª edição do Concurso Todos Contam: conheça os vencedores

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e o Ministério da Educação divulgaram hoje os vencedores da 9.ª edição do Concurso Todos Contam.

O anúncio foi feito na sessão solene de arranque das atividades da Semana da Formação Financeira 2020, especialmente dedicada às escolas. A sessão solene foi, pela primeira vez, transmitida em direto, no portal Todos Contam e nos sites dos supervisores financeiros, de modo a ser acompanhada por alunos e professores de todo o País.

 

Prémios Escola

A categoria de “Prémios Escola” distingue os melhores projetos de educação financeira a implementar nas escolas no ano letivo 2020/2021.

Nesta categoria, o júri do Concurso Todos Contam atribuiu prémios aos projetos das seguintes escolas:

  • Educação pré-escolar: Fundação COI (Setúbal)
  • 1.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto - Escola Básica de Cinfães; Escola Básica de Louredo; Escola Básica de Meridãos; Escola Básica de Nespereira; Escola Básica de Oliveira do Douro; Escola Básica de Santiago de Piães; Escola Básica de São Cristóvão (Viseu)
  • 2.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas Martim de Freitas - Centro Educativo dos Olivais (Coimbra)
  • 3.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas A Lã e a Neve - Escola Básica de São Domingos (Castelo Branco)
  • Ensino secundário: Agrupamento de Escolas de Dr. Manuel Laranjeira - Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Laranjeira (Aveiro).

O júri concedeu ainda menções honrosas às seguintes escolas:

  • 1.º ciclo do ensino básico: Agrupamento de Escolas João da Silva Correia - Escola EB1/JI Casaldelo; Escola EB1/JI Carquejido; Escola EB1/JI Conde Dias Garcia; Escola EB1/JI Fontainhas; Escola EB1/JI Parrinho (Aveiro)
  • 1.º ciclo do ensino básico: Colégio Heliântia (Porto)
  • Ensino secundário: Centro de Educação e Desenvolvimento D. Maria Pia – Casa Pia de Lisboa (Lisboa).

 

Prémio Professor

Pela segunda vez, o Concurso Todos Contam atribuiu um “Prémio Professor” ao docente que se destacou na implementação de projetos de educação financeira em anos anteriores.

O “Prémio Professor” foi atribuído a:

  • Lina Nascimento - Jardim de Infância da Vila do Bispo (Faro).

 

Concurso Todos Contam

A 9.ª edição do Concurso Todos Contam contou com um total de 38 candidaturas a “Prémios Escola”, que envolvem cerca de 7500 alunos de 65 escolas da maioria dos distritos de Portugal Continental e também da Região Autónoma dos Açores.

Dos 38 projetos submetidos a concurso, 5 candidataram-se à educação pré-escolar, 9 ao 1.º ciclo do ensino básico, 6 ao 2.º ciclo do ensino básico, 7 ao 3.º ciclo do ensino básico e 11 ao ensino secundário.

Foram também submetidas 6 candidaturas ao “Prémio Professor”.

O júri excluiu uma candidatura que não cumpria o regulamento do concurso, designadamente por incluir iniciativas desenvolvidas em parceria com instituições do setor financeiro, sem o enquadramento da respetiva associação setorial, não observando os Princípios Orientadores das Iniciativas de Formação Financeira do Plano Nacional de Formação Financeira.