08 Nov 2011

1.ª Conferência do Banco de Portugal sobre Literacia Financeira

O Banco de Portugal organizou pela primeira vez, a 8 de Novembro de 2011, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a Conferência de Literacia Financeira. Na primeira edição da conferência, o Banco de Portugal deu a conhecer os resultados finais do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa.
Na conferência foram também discutidos temas de relevo para a implementação do Plano Nacional de Formação Financeira, dinamizado pelo Banco de Portugal em conjunto com os outros reguladores financeiros.
A promoção da formação financeira é uma importante componente da estratégia do Banco de Portugal no âmbito das suas funções de supervisão comportamental dos mercados bancários de retalho. Preocupação presente desde que ao Banco foram atribuídas, no início de 2008, funções bem precisas na regulação da conduta em mercado das instituições de crédito.
Reconhece-se, assim, a importância de decisões informadas por parte dos cidadãos na escolha de produtos e serviços bancários, de modo a poderem avaliar os seus custos e benefícios. Uma maior formação financeira permite também decisões mais esclarecidas no que respeita à gestão do orçamento familiar. Clientes mais informados contribuem, por outro lado, para tornar mais eficazes a regulação e a fiscalização da actuação das instituições de crédito.