22 Jan 2018

Vencedores da 6.ª Edição do prémio cooperação e solidariedade António Sérgio

Os vencedores do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2017 foram anunciados pela CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, no dia 22 de janeiro. Na 6.ªedição, foram atribuídos cinco prémios e seis menções honrosas, nas categorias a concurso: “Inovação e Sustentabilidade”, “Estudos e Investigação”, “Formação Pós-Graduada”, “Trabalhos Escolares” e “Prémio Especial Personalidade”.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva e teve lugar na Antiga Igreja do Convento São Francisco, em Coimbra.

O Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões), no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira associa-se mais uma vez à CASES nesta iniciativa, através da oferta de um módulo de formação financeira aos vencedores das categorias “Inovação e Sustentabilidade” e “Trabalhos Escolares”.

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado em 2012 pela CASES, constitui uma forma pública e solene de homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais se tenham distinguido em domínios relevantes para a economia social.

VENCEDORES 2017

Categoria de Inovação e Sustentabilidade

O júri atribui o prémio à Associação Dignitude, com o projeto Programa ABEM. Foram também entregues duas menções honrosas: Cooperativa Elétrica do Vale d’Este e Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais.

Categoria Estudos e Investigação

Foi premiado Sérgio Manuel Pratas, com o estudo “Um Outro Olhar Sobre o Associativismo Popular”. Nesta categoria foram ainda atribuídas menções honrosas: Daniela Pereira, Patrícia Ávida da Cunha Costa e Universidade de Évora – Departamento de Sociologia. 

Categoria de Formação Pós-Graduada

Foi premiado o Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP) – Cooperativa de Ensino Superior de Serviço Social com a Pós-Graduação em Gestão de Organizações de Economia Social.

Categoria de Trabalhos Escolares

Foram premiadas a EB 23 Frei Caetano Brandão do Agrupamento de Escolas Maximinos e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio.

Prémio Especial Personalidade do Ano

O prémio foi atribuído a Celmira Macedo da Associação Leque – Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais.